Alunos da escola EMEIEF “Aparecida Dias dos Santos” visitam o MAB

Todos os alunos dos 5° anos da rede municipal e particular que participam do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência) irão realizar o passeio; veja o cronograma e como fazer a visita ao Museu de Arqueologia Bíblica da Universidade UNASP.

Por: Correio Nogueirense
04/04/2025

Na manhã desta sexta (4) o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, (PROERD) desenvolvido pela Polícia Militar com apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, levou os 62 alunos do projeto da EMEF “Aparecida Dias dos Santos”, para participar de uma jornada cultural sobre aprofundamento em conhecimentos de Arqueologia, Teologia, História, Museologia e Arte.

Pela manhã, os alunos estiveram no Museu de Arqueologia Bíblica da Universidade UNASP, campus Engenheiro Coelho. São 4.500 anos acessíveis a todos. O acervo conta com quase 3 mil artefatos, sendo 80% deles originais, que abrangem 4.500 anos de história (de 3000 a.C. a 1500 d.C.), incluindo coleções arqueológicas, numismática e obras raras, como bíblias e manuscritos.

Hoje também no MAB, teve a visita de Rodrigo Silva, Arqueólogo, Teólogo, Professor do Unasp e diretor do Museu de Arqueologia Bíblica.

A equipe, composta pelos policiais Cabo e coordenador do projeto Oliveira e Sd PM Sgaetti, desempenha papéis fundamentais na promoção da educação e na prevenção ao uso de drogas. O passeio pretende promover, entre os alunos, o conhecimento e a curiosidade relacionadas à Arqueologia, Teologia, História, Museologia e Arte.

“A visitação ao museu transforma a visão que as pessoas têm sobre o mundo em que estão inseridas. As artes funcionam como elemento que justifica a vida e o porquê de se estar no mundo. Todas essas mudanças e experiências fazem parte do que se denomina como capital cultural, o conhecimento de mundo, que são extremamente importantes para a interpretação de texto”, revela o policial militar e coordenador do PROERD em Artur Nogueira Oliveira.

David Lucas dos Santos, aluno do PROERD fala dessa manhã muito especial que ele vai lembrar para sempre em sua vida. “ Ah, eu achei muito legal, nunca fui a um museu”.

“Sinto que a ação foi mais do que positiva, a começar pelo engajamento dos alunos durante a visita monitorada, no relato dos alunos e nas atividades que serão realizadas acerca do que foi visto e aprendido”, conclui o cabo Oliveira.

Todos os alunos dos 5° anos da rede municipal e particular que participam do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência) irão realizar o passeio.

O Museu funciona de domingo, quarta e quinta das 09h às 12h e das 14h às 17h (última entrada do público às 16h30). Na sexta o horário é das 09h às 12h (última entrada do público às 11h30).

O Proerd é um programa de responsabilidade social, de cunho preventivo, adotado em 52 países ao redor do mundo, originário de Los Angeles/E.U.A (D.A.R.E. Drug Abuse Resistance Education). São Paulo adotou a iniciativa em 1993 e desde então vem desenvolvendo ininterruptamente. Atualmente, o programa é desenvolvido em todos os estados e no Distrito Federal, sendo que o Brasil dispõe de 7 (sete) Centros de treinamento, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Comentários

Veja também