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Alunos vivenciam limites geográficos de Americana

O projeto foi elaborado para que os alunos de oito e nove anos de idade pudessem reconhecer e localizar os aspectos geográficos no qual estão inseridos.

Por: Correio Nogueirense
03/05/2019
Foto: Assessoria de Imprensa da prefeitura de Americana

Cem alunos do quarto ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Paulo Freire vivenciaram durante os últimos dois meses aspectos geográficos de Americana, como recursos naturais, rios, limites do município, relevo, vias de acesso, cuidados e preservação da natureza. Foi o projeto geográfico “Conhecendo Americana”.

Desenvolvido pelas professoras Sirlei Pontes, Raquel Manzine, Denise Pio e Luciana Polline, o projeto foi elaborado para que os alunos de oito e nove anos de idade pudessem reconhecer e localizar os aspectos geográficos no qual estão inseridos.  “O estudo do meio ‘Aspectos geográficos do município de Americana’ nos possibilitou vivenciar concretamente conteúdos estudados em sala de aula, permitindo aos alunos fazer ligação entre teoria e realidade. Essa experiência auxilia a fixação do conteúdo aprendido, além de levar os alunos a descobrir vários pontos da cidade que muitos ainda não conheciam”, disse a professora Sirlei.

Segundo Raquel, o estudo do meio não se relaciona à simples obtenção de informações fora da sala de aula ou à constatação de conhecimentos já elaborados, encontrados em livros didáticos. “O estudo do meio busca relacionar o conteúdo com a vida dos alunos e entrecruzar os espaços cotidianos para que os estudantes vivenciem o que está sendo aprendido”, afirmou.

Na opinião de Luciana o aluno se depara com uma quantidade bem maior de acontecimentos em campo comparado ao que acontece dentro da sala de aula. Para ela o aluno pode observar, interpretar, conhecer e desenvolver conhecimentos históricos, geográficos, artísticos, físicos, econômicos ou qualquer outra área trabalhada.

Denise destaca o quanto é gratificante e significativo para o professor e para os alunos trabalhos que envolvam saídas da sala de aula ou até mesmo da escola.  “Essas atividades representam oportunidades especiais para todos se colocarem diante de situações didáticas diferentes”, afirmou.

Para o aluno Vinicius Torres, de oito anos de idade, o projeto é muito interessante. “Foi muito legal, aprendi várias coisas como os limites da cidade. O que eu mais gostei foi ver de perto os rios Atibaia e Jaguari, formando o Rio Piracicaba. O aluno Enrico Fornaziero concordou com o colega. “Nós vimos os rios, a represa, os córregos, tudo isso foi muito importante para mim. O que eu mais gostei foi ver a Praia e Azul e pensar como ela era bonita”.

Roteiros de estudo

Os professores prepararam dois roteiros para que os alunos pudessem vivenciar as diferentes propostas do projeto. No primeiro, os alunos estudaram as avenidas que fazem divisa do município entre Americana e Nova Odessa ao sul, e entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste, a oeste; ponto mais baixo do relevo; Rio Piracicaba que faz divisa de Americana com Limeira ao norte; passagem pelos córregos do Pyles e do Parque, e Ribeirão Quilombo e, no Centro, visita à Biblioteca Municipal.

No segundo roteiro, vivenciaram as rodovias de acesso à cidade, SP-304 (Luiz de Queiroz) e Anhanguera (SP-303); ponto mais alto do município; Praia Azul; Represa do Salto Grande; rios Jaguari, Atibaia e Piracicaba e Bosque das Nascentes.

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