Com o objetivo de discutir as propostas que irão nortear a saúde pública de Americana nos próximos quatro anos, foi aberta na sexta-feira (5) a 8ª Conferência Municipal de Saúde. A solenidade contou com a presença do prefeito, Omar Najar, e do secretário de Saúde, Gleberson Miano, além de outras autoridades, a audiência foi realizada no auditório Jamil Salomão, na FAM (Faculdade de Americana). No sábado, houve as discussões das propostas encaminhadas e também a eleição dos delegados que irão representar o município na etapa macrorregional da 8º Conferência Estadual, ainda sem data e local previstos.
Os conselheiros de saúde, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Saúde, realizaram quatro encontros que sucederam a 8ª Conferência Municipal, as chamadas pré-conferências. Elas ocorreram entre os dias 18 e 25 de março nos bairros Antônio Zanaga, Praia Azul, Vila Mathiensen e Parque Gramado. Durante essas pré-conferências os participantes propuseram algumas pautas para a 8ª Conferência, entre elas, a redução no tempo de agendamento para consultas, ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família, implantação de conselhos locais de saúde, e outras.
O secretário de Saúde disse que espera a participação popular no evento, o que ele considera ser o momento ideal para se trazer novas ideias para a Saúde. “Nós estamos abertos sempre para esse tipo de coisa [conferência], sugestão, ideia nova, o que pode melhorar aqui ou ali. Dessa conferência saiu boas ideias, eu fiquei muito contente com os profissionais que estiveram presentes”, comentou Gleberson.