Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira, 25 de agosto, a lista de convocados da Seleção Brasileira para os jogos de setembro de 2025 contra Chile (dia 4, no Maracanã, no Rio de Janeiro) e Bolívia (dia 9, em El Alto, na Bolívia). Serão as últimas rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 26™, para a qual o Brasil já está classificado desde junho deste ano. Vale lembrar que os grupos serão sorteados em 5 de dezembro.
Há nomes novos, como Kaio Jorge (atual líder da artilharia do Brasileirão 2025, com 15 gols), e algumas ausências; o treinador explicou que sua ideia é rotacionar bastante o elenco para conhecer mais profundamente outros jogadores. Porém, ele afirmou que os atletas que ficaram de fora agora trabalharam bem na última convocação.
“É uma lista um pouco mudada desde a minha primeira convocação. Tem nove jogadores que estavam lá e não estão agora: Carlos Augusto, Lucas Beraldo, Léo Ortiz, Danilo, Andreas Pereira, Gérson, Ederson, Antony e Vinicius Junior. A ideia que tenho é conhecer novos jogadores, que não conheço tão bem. Quero conhecer outros que podem ajudar a Seleção a fazer as coisas bem. Mas esses jogadores trabalharam muito bem na primeira convocação. Quero agradecer a cada um deles.”
Mais uma vez, Neymar não foi convocado. O atacante do Santos sofreu um edema na coxa nos últimos dias e está em tratamento para esta lesão. Ancelotti disse que não é necessário “testar” a qualidade de Neymar, mas destacou que o astro brasileiro precisará chegar a uma boa condição física para estar na Copa do Mundo, assim como os outros jogadores do grupo.
“O Neymar teve um pequeno problema na última semana. Mas não precisamos testar Neymar. Todo mundo conhece bem o Neymar. Ele tem – como todos os outros – de chegar a uma boa condição física para ajudar a equipe nacional para fazer as coisas bem na Copa do Mundo. Esses dois jogos são os últimos das eliminatórias, então precisamos terminar bem essa fase de qualificação”, respondeu o italiano.
Rodrygo (do Real Madrid, ex-clube de Ancelotti) ficou de fora pela segunda convocação seguida. O técnico disse que eles sabem o que devem fazer: “Não tive conversas com Rodrygo, nem com Neymar. Eles sabem perfeitamente a ideia que a equipe nacional tem. É preciso jogar partidas e estar em uma boa condição física. Eu não preciso falar com eles para explicar isso. Creio que Rodrygo tem o meu número de telefone, e imagino que Neymar também.”
Um ponto positivo destacado por Carlo Ancelotti foi a união que os jogadores demonstraram em junho, além do bom futebol. O Brasil empatou com o Equador e venceu o Paraguai. “Os dois jogos, pessoalmente, me deixaram contente pelo jogo e, sobretudo, pelo ambiente positivo na Seleção. Temos de aproveitar esses jogos contra Chile e Bolívia para manter um ambiente positivo no grupo. Vai ser muito importante para a Copa do Mundo”, explicou.
“Nos próximos amistosos em outubro, novembro e março, o objetivo é esse: conhecer bem os jogadores e, por sorte, o Brasil tem muitos bons jogadores em todo o mundo – no Brasil, na Europa, na Arábia, na Rússia. Fazer uma lista não será fácil, mas temos 10 meses para preparar bem uma lista definitiva para ir bem na Copa do Mundo.”
*Goleiros*
Alisson – Liverpool (ING)
Bento – Al Nassr (ARA)
Hugo Souza – Corinthians
Defensores
Alexsandro – Lille (FRA)
Alex Sandro – Flamengo
Caio Henrique – Monaco (FRA)
Douglas Santos – Zenit (RUS)
Fabrício Bruno – Cruzeiro
Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
Marquinhos – PSG (FRA)
Vanderson – Monaco (FRA)
Wesley – Roma (ITA)
Meias
Andrey Santos – Chelsea (FRA)
Bruno Guimarães – Newscastle (ING)
Casemiro – Manchester United (ING)
Joelinton – Newcastle (ING)
Lucas Paquetá – West Ham (ING)
Atacantes
Estêvão – Chelsea (ING)
Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
João Pedro – Chelsea (ING)
Kaio Jorge – Cruzeiro
Luiz Henrique – Zenit (RUS)
Matheus Cunha – Manchester United (ING)
Raphinha – Barcelona (ESP)
Richarlison – Tottenham (ING)


