O vereador Tiago Vigna (PSD) usou o seu momento de fala livre, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Artur Nogueira, para fazer um alerta sobre o abandono e maus-tratos de animais pelas ruas da cidade.
Segundo ele, a responsabilidade pelos animais de rua não pode ser atribuída a eles mesmos, mas sim à falta de consciência de algumas pessoas. “Eu gostaria de falar sobre um tema polêmico que está no meu dia a dia, sobre os animais de rua. De quem é a responsabilidade dos animais abandonados?”, questionou.
O vereador destacou que trabalha com políticas públicas voltadas à causa animal e citou leis de sua autoria: a lei do animal comunitário e a lei que garante o direito de fornecer comida e água aos animais de rua.
Vigna (PSD) pontuou que tem recebido denúncias sobre animais abandonados que, em alguns casos, chegaram a atacar pessoas. “A gente tem que pensar também que muitos animais são abandonados e são animais bravos. Eu sou procurado constantemente sobre animais abandonados que atacam as pessoas nas ruas, já morderam crianças, idosos, já foi feito boletim de ocorrência. Eu, como vereador, me propus junto a alguns munícipes a buscar soluções para isso.”
O parlamentar reforçou que os animais não são culpados pela situação. “O único culpado de que eu tenho certeza não é o animal. Então, não adianta querer julgar, colocar culpa, fazer algum mal ao animal, porque ele não tem culpa de estar ali. Se ele está ali, é porque algum humano o abandonou, o colocou na rua e não teve a consciência de castrar. E muitas vezes, como a gente já viu, acabam se reproduzindo e gerando ainda mais abandono.”
O vereador defendeu que a solução passa por políticas públicas de prevenção e cuidado, como o incentivo à castração, a adoção responsável e a conscientização desde a infância. “Programa de castração, adoção responsável e a educação das nossas crianças para que no futuro isso não venha acontecer”.
Professor Tiago Vigna (PSD) também destacou que a Prefeitura recebeu uma verba de R$ 100 mil intermediada por ele através do deputado federal delegado Bruno Lima para realizar um programa de castração na cidade. “Estou muito ansioso, esperando que esse programa de castrações com certeza vai dar resultado”, disse.
Ele ainda chamou atenção para a importância da empatia com os animais. “O pior de tudo é que algumas pessoas acham que a solução é fazer um mal para o animal. Ameaçam, agridem ou deixam de alimentar. Mas não é essa a solução. Existe uma lei de minha autoria que dá direito a oferecer alimento e água aos animais de rua, e isso deve ser respeitado.”
Por fim, o parlamentar destacou que a Prefeitura, por meio de secretarias como Meio Ambiente, Segurança e Negócios Jurídicos, se dispôs a dialogar sobre o tema já na próxima semana. “O meu trabalho aqui não é só criar lei, mas também acompanhar e apoiar para que sejam colocadas em prática. Sei que junto à Prefeitura e suas secretarias vamos encontrar caminhos para diminuir esse problema e dar mais dignidade tanto para os animais quanto para a população.”
E acrescentou que a atual gestão do prefeito Lucas Sia (PL) foi até o momento a administração que mais avançou na Causa Animal na história do município nogueirense.


