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Apagão virtual global afeta voos, bancos, telecomunicações e mídia

Problemas foram relatados nos cinco continentes.

Por: Correio Nogueirense
19/07/2024
Foto: Ezra Acayan/Getty Images

Reuters – Uma atualização de software causou estragos em sistemas de computadores no mundo todo na sexta-feira, paralisando voos, tirando algumas emissoras do ar e afetando serviços que vão de bancos a assistência médica .
Uma atualização de um produto oferecido pela empresa global de segurança cibernética CrowdStrike (CRWD.O), abre uma nova abapareceu ser o gatilho, afetando clientes que usam o Microsoft (MSFT.O), abre uma nova abaSistema operacional Windows. A Microsoft informou mais tarde na sexta-feira que o problema havia sido corrigido.

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse na plataforma de mídia social X que a empresa estava “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows” e que uma correção estava sendo implantada.

“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, disse Kurtz na postagem.

Na manhã de sexta-feira, as principais companhias aéreas dos EUA – American Airlines (AAL.O), abre uma nova aba, Delta Airlines (DAL.N), abre uma nova abae United Airlines (UAL.O), abre uma nova aba- voos cancelados, enquanto outras transportadoras e aeroportos ao redor do mundo relataram atrasos e interrupções.

Bancos e empresas de serviços financeiros da Austrália à Índia e Alemanha alertaram os clientes sobre interrupções e comerciantes em todos os mercados falaram de problemas na execução de transações.

“Estamos tendo a maior de todas as interrupções no mercado global”, disse um trader.

Na Grã-Bretanha, os sistemas de reserva usados ​​pelos médicos estavam offline, segundo vários relatórios publicados no X por autoridades médicas, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, estava fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo, e o clube de futebol Manchester United disse no X que teve que adiar a liberação programada de ingressos.

A unidade de nuvem Azure da Microsoft disse estar ciente do problema que afetou as máquinas virtuais que executam o sistema operacional Windows e o agente CrowdStrike Falcon que ficou preso em um “estado de reinicialização”, em meio a uma interrupção global em andamento.

“Estamos cientes de um problema que afeta dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros. Prevemos que uma resolução será divulgada em breve”, disse um porta-voz da Microsoft.

Em um alerta aos clientes emitido às 05h30 GMT na sexta-feira, a CrowdStrike disse que seu software “Falcon Sensor” estava fazendo o Microsoft Windows travar e exibir uma tela azul, conhecida informalmente como “Tela Azul da Morte”. Ela também compartilhou uma solução alternativa manual para corrigir o problema.
Mais da metade das empresas da Fortune 500 usaram o software CrowdStrike, disse a empresa americana em um vídeo promocional este ano.

“Esta é uma ilustração muito, muito desconfortável da fragilidade da infraestrutura central da Internet do mundo”, disse Ciaran Martin, professor da Escola de Governo Blavatnik da Universidade de Oxford e ex-chefe do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido.

As interrupções se espalharam por toda parte.

Aeroportos em Cingapura, Hong Kong e Índia disseram que a interrupção fez com que algumas companhias aéreas tivessem que fazer o check-in manual dos passageiros.

O Aeroporto Schiphol de Amsterdã, um dos mais movimentados da Europa, disse que foi afetado, enquanto a companhia aérea Iberia disse que estava operando manualmente nos aeroportos até que seus balcões de check-in eletrônico e check-ins online fossem reativados. Ela disse que houve alguns atrasos, mas nenhum cancelamento de voo.
Air France-KLM (AIRF.PA), abre uma nova abadisse que suas operações foram interrompidas.

O Ministério das Relações Exteriores holandês disse à agência de notícias holandesa ANP que foi afetado. Um porta-voz não estava imediatamente disponível para comentar.

Embora tenha havido relatos de empresas restaurando gradualmente seus serviços, analistas avaliaram o potencial do que foi chamado de a maior indisponibilidade do setor e da economia em geral.

“Todas as ferramentas de segurança de TI são projetadas para garantir que as empresas possam continuar operando no pior cenário de violação de dados, então ser a causa raiz de uma interrupção global de TI é um desastre absoluto”, disse Ajay Unni, CEO da StickmanCyber, uma das maiores empresas de serviços de segurança cibernética da Austrália.

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