Pesquisar
Close this search box.

Apesar de ser oposição, vereador analisa o caso e vota a favor das contas de Celso Capato

Cristiano da Farmácia (PR) disse que no começo seu voto era para a reprovação das contas e que após analisar diversos outros casos ele decidiu mudar para ser justo.

Por: Correio Nogueirense
13/06/2019

A Câmara de Vereadores de Artur Nogueira aprovou, na noite desta segunda-feira (10), o Projeto de Decreto Legislativo 001/2019 que dispõe sobre a aprovação das Contas da Prefeitura Municipal, correspondentes ao ano de 2016. Após análise favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Contabilidade, Obras e Serviços Públicos às contas de Celso Capato (PSD) e posicionamento positivo da Casa de Leis, a decisão não foi unânime. Apenas Rodrigo de Faveri (PTB) foi contra a aprovação das contas públicas.

Um dos vereadores a favor das contas do ex-prefeito, Cristiano da Farmácia (PR), falou sobre análise feita para poder decidir o seu voto. “Para tomar essa decisão é necessário se colocar no lugar do prefeito, saber o que aconteceu e como aconteceu. Primeiro tem que analisar que o parecer do TCE é opinativo e não decisivo diferente das contas da câmara que é decidida pelo TCE. Quem vai decidir as contas no prefeito é a câmara, por que quem vive o dia a dia somos nós vereadores e não analisamos apenas números, dados ou informações”.

Para o vereador, é importante analisar o contexto todo. “Com relação da ordem cronológica, eu nunca fui prefeito, mas se fosse e tivesse que quebrar a ordem cronológica para pagar um fornecedor de medicamentos porque eu preciso de seringa no posto de saúde, eu faria e o tribunal iria rejeitar minhas contas por quebrar a ordem cronológica. Essas são situações que o prefeito vive no dia a dia. A população não sabe disso, mas outro dia o tribunal rejeitou que a prefeitura pudesse pagar 800 reais a mais para uma dentista que atende as pessoas com necessidades especiais, em especial os alunos da APAE, foram 800 reais, o TCE estava olhando se pode ou não pode e não o trabalho que essa dentista presta para a comunidade”.

Cristiano disse que sua função não é julgar se o ex-prefeito foi bom ou não e sim entender o porque o tribunal rejeitou. “O tribunal é assim, ele é técnico, rejeitou os últimos 3 anos do Marcelo Capelini, rejeitou os últimos 3 anos do Celso Capato, vai rejeitar os últimos 3 anos do Ivan Vicensotti e vai rejeitar os últimos anos de qualquer um que for prefeito da cidade. Para o tribunal é assim, ou você atende ao TCE ou você atende a sociedade, não da para fazer as duas coisas. Você tem que ser um prefeito radical na questão financeira e só atender o ministério público, e ai deixar a sociedade de lado”.

Abaixo tem uma tabela que ilustra a fala do vereador:

003/2013 2010 Desfavorável Desfavorável Desaprovadas
004/2013 2011 Desfavorável Desfavorável Desaprovadas
001/2015 2012 Desfavorável Desfavorável Desaprovadas
002/2016 2013 Favorável Favorável Aprovadas
001/2018 2014 Desfavorável Favorável Aprovadas
002/2018 2015 Desfavorável Favorável Aprovadas
001/2019 2016 Desfavorável Favorável Aprovadas

Para encerrar, o edil falou que as coisas deveriam mudar não só em Artur Nogueira, mas sim no país. “Uma coisa que me fez mudar o voto foi conversar com todos os colegas, analisar friamente a conta como se eu tivesse no lugar do prefeito e principalmente entender que nessas contas que estamos votando hoje, não tem nenhum direcionamento ao ministério público que cobre de volta o dinheiro do prefeito. Isso significa que se ele gastou a mais ele gastou com a sociedade e é isso que a sociedade clama hoje em Artur Nogueira. Que o prefeito deixe talvez de pagar o patronal no fundo de previdência e faça o que tiver que ser feito pela sociedade. Se é isso que a sociedade está clamando e eu sou a voz da sociedade, porque eu vou ser contra isso? Não é por que eu tenho alguns atritos com o ex-prefeito que eu tenho que votar contra, então foram por esses motivos que eu acabei mudando o meu voto, repensei e o TCE não vive o nosso dia a dia”, finaliza.

Comentários

Veja também