Pesquisar
Close this search box.

Apesar de ter abertura de CPI rejeitada, vereador garante que a SAEAN será fiscalizada

Davi Fernandes (DEM) garantiu que irá convocar todos os envolvidos da SAEAN, na falta de água durante o trâmite do Projeto de Iniciativa Popular e garantiu que se os responsáveis não comparecerem, o caso vai parar no Ministério Público.

Por: Correio Nogueirense
11/11/2019

Além da votação do Projeto de Iniciativa Popular ser votado durante a última sessão da Câmara Municipal, também ocorreu à votação do Requerimento Nº 044/2019, que solicitava a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em relação à SAEAN. O requerimento era de autoria dos vereadores Davi Fernandes (DEM), Adalberto Di Lábio (PSDB), Lucas Sia (PSD) e Zé Pedro Paes (PSD).

O Requerimento foi rejeitado por seis votos a cinco. Os parlamentares favoráveis foram Adalberto Di Lábio (PSDB), Lucas Sia (PSD), Rodrigo de Faveri (PTB), Davi Fernandes (DEM) e Zé Pedro Paes (PSD). Os contrários ao Requerimento foram Mineirinho do Bar (PROS), Zé da Elétrica (PRP), Ermes Dagrela (PR), Cristiano da Farmácia (PR), Lari Baiano (PSC) e Miltinho Turmeiro (PMDB).

Durante a fala livre, Davi Fernandes garantiu que os edis irão realizar o trabalho de investigação na SAEAN, apesar de ter o Requerimento de abertura de CPI rejeitada na Câmara. “Nós vamos fazer o papel da CPI de qualquer maneira. Tudo o que compete à CPI vamos fazer, ninguém vai cercear o direito da Câmara de investigar o que está acontecendo com a SAEAN. Não tem problema não poder chamar de CPI, vamos nos reunir aqui, convocar, intimar e se não vierem vamos ao Ministério Público. Tem que haver uma explicação para tantos dias sem água durante um Projeto de Iniciativa Popular. Porque tanta gente sofrendo como sofreu nesses dias? Porque o senhor colocou alguém lá dentro, ou é capacho do senhor, que é o superintendente da SAEAN e faz o que o senhor manda. Se for incompetente, manda embora. Porque não tem projeto. Os dois milhões que essa casa autorizou a terminar a ETE STOCCO, o senhor ainda não utilizou, o senhor tentou sucatear a SAEAN. Porque o senhor não utiliza o dinheiro que a SAEAN tem e investe em nova captação de tratamento? Porque não faz projeto para trazer recurso? O senhor queria isso, que a câmara aprovasse a concessão da SAEAN. Perdeu prefeito, sinto muito informá-lo. Concorra de novo se o senhor tiver coragem e tente no próximo mandato, porque neste eu acho difícil o senhor conseguir, já que neste mandato tem homem aqui que sabe analisar projeto e sabe que o senhor é incompetente para fazer uma concessão. Minha opinião e de muitos da população, analise seus atos, não fez nada até agora, dificilmente fará no último ano a não ser promessas.

Para finalizar, o vereador Democrata agradeceu aos envolvidos no Projeto de Iniciativa Popular e ao final chamou o prefeito de incompetente. “Quero parabenizar a Zezé da Saúde, Luiz Fernando, Sr. Ermes Dagrela, Maria Schmidt, Edson Croife, que lutam por isso há muito tempo, meu reconhecimento a vocês que lutaram para que isso pudesse acontecer e a todos os vereadores que votaram favoráveis também. Vamos fazer a fiscalização sim, vamos convocar o superintendente da SAEAN, convocar o engenheiro, o pessoal da Elektro e se preciso for, esclarecimento do prefeito, porque SAEAN sem projeto, prefeito, é culpa sua. Se o superintendente está no cargo e não está fazendo nada, manda embora. Senão mais uma vez eu digo, o incompetente é o senhor”, finalizou.

Comentários

Veja também