Pesquisar
Close this search box.

Aproximadamente 400 jovens recebem certificados de dispensa do Serviço Militar em Sumaré

Os jovens assumiram o compromisso de estar à disposição do Exército Brasileiro em convocações emergenciais.

Por: Correio Nogueirense
30/10/2019
Foto: Prefeitura de Sumaré

Um ato de civismo e de cidadania perante a Bandeira Nacional! Foi a cerimônia de Juramento do Serviço Militar e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI). A solenidade reuniu aproximadamente 400 jovens na manhã desta quarta (30), no Centro Esportivo de Sumaré, e contou com a presença do Delegado Regional do Serviço Militar, Ten. Edivo Gomes da Silva, e da Secretária do Serviço Militar em Sumaré, Maria Silvia Breda, além do Subtenente Vernilo, do Tiro de Guerra de Americana. Os jovens assumiram o compromisso de estar à disposição do Exército Brasileiro em convocações emergenciais. “O juramento diante da Bandeira Nacional – símbolo máximo da pátria – é um momento importante e decisivo na vida desses jovens, pois são eles que vão ajudar na construção de um país melhor. Temos orgulho de vê-los cumprindo com suas obrigações com o país e com nosso município”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Além de ser um ato de civismo e patriotismo, o alistamento militar é obrigatório no Brasil. O cidadão que não estiver em dia com o serviço militar não poderá exercer a cidadania plena, como, por exemplo, matricular-se em faculdade, receber diplomas, tirar o título de eleitor, ser contratado por empresas em geral, prestar concurso público, assumir cargo eletivo ou comissionado, e ainda, se ausentar do país. O Município de Sumaré é considerado ‘não tributário’ ao contingente e os jovens da cidade são normalmente dispensados do serviço militar.

Segundo Maria Silvia, que há 20 anos atua na Junta Militar local, os jovens que faltaram terão que reiniciar o processo de alistamento. “O Certificado de Dispensa de Incorporação, que comprova que o cidadão foi dispensado do Serviço Militar, é um documento importante. Quem não compareceu na data de hoje terá que participar do próximo Juramento”, diz.

Ela explica, inclusive, a diferença entre CDI e Reservista. “Os rapazes que completam a maioridade e que são dispensados de servir, precisam obrigatoriamente fazer o Juramento. Eles recebem o Certificado de Dispensa. Já o Certificado de Reservista é para quem serviu em Organização Militar da Ativa”.

Para o Tenente Edivo, na carreira militar há 33 anos, atualmente 2 milhões de jovens estão em condições de receber treinamento em caso de convocação emergencial. “Vocês [jovens] não servirão à Pátria, mas poderão servir como cidadão, trabalhando e horando sua família. Saibam que poderão ser convocados, caso o País precise de vocês”, frisou.

 

O SERVIÇO MILITAR

O Serviço Militar foi instituído graças à devoção e empenho de um brasileiro chamado Olavo Brás Martins Guimarães Bilac (1865 -1918). Poeta, jornalista e fundador da Academia Brasileira de Letras, ele percorreu o país pregando a verdadeira cidadania, incentivando e conscientizando os brasileiros da necessidade do serviço militar obrigatório. Como justa homenagem, Olavo Bilac foi consagrado Patrono do Serviço Militar e a data do seu nascimento, 16 de dezembro, foi instituída como o Dia do Reservista.

O alistamento deve ser feito online, no site www.alistamento.eb.mil.br, por meio do preenchimento de um formulário. Na Junta Militar de Sumaré, somente os casos nascidos em anos anteriores a 2001. O órgão fica na Avenida Luiz Frutuoso, nº 193, na Vila Santana, e funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 16 horas. Mais Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3873-3093.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado