Reuters – Um enorme aquário em Berlim explodiu na manhã desta sexta-feira, derramando 1 milhão de litros (264.172 galões) de água, cerca de 1.500 peixes exóticos e detritos em uma estrada principal no movimentado distrito de Mitte, disseram serviços de emergência.
Cerca de 100 socorristas correram para o local, um complexo de lazer que abriga um hotel Radisson e um museu, bem como o que o Sea Life Berlin disse ser o maior aquário cilíndrico independente do mundo, com 14 metros de altura.
“Parecia um terremoto”, disse Naz Masraff, que estava hospedado no hotel.
Outra hóspede do hotel, Sandra Weeser, falou em caos.
“Todo o aquário estourou e o que resta é a devastação total. Muitos peixes mortos, detritos”, disse ela à Reuters.
Os 1.500 peixes do aquário morreram, disse um porta-voz da Union Investment, que administra o fundo imobiliário proprietário da propriedade.
Esforços estão em andamento para resgatar peixes de vários tanques menores que estavam perto do AquaDom e que escaparam da destruição, mas foram submetidos a cortes de energia no prédio, disse ele.
Um porta-voz do corpo de bombeiros disse à Reuters que ainda não está claro o que causou a explosão do aquário AquaDom.
Foi uma sorte que o acidente tenha acontecido tão cedo pela manhã, quando quase não havia ninguém nas imediações, disse a prefeita de Berlim, Franziska Giffey.
“Se isso não tivesse acontecido às 5h45, mas apenas uma hora depois, provavelmente teríamos perdas humanas terríveis para relatar”, disse a emissora RBB, citando Giffey.
Duas pessoas, incluindo um funcionário do hotel, ficaram feridas por estilhaços de vidro, e os serviços de emergência pediram a cerca de 350 hóspedes do hotel que empacotassem seus pertences e saíssem em meio a preocupações de que poderia haver danos estruturais.
Ônibus foram enviados para fornecer abrigo aos hóspedes do hotel, disse a polícia, já que as temperaturas externas em Berlim pela manhã giravam em torno de -7 graus Celsius (19,4 ° F).
O Radisson disse aos membros do clube de fidelidade Radisson Rewards em um e-mail que o Radisson Collection Hotel Berlin estava fechado até novo aviso.
O Sea Life Berlin disse em um comunicado que sua equipe ficou chocada com o incidente e estava tentando obter mais informações dos proprietários do AquaDom sobre o que causou o incidente.
A empresa, que ofereceu passeios de elevador de vidro pelo aquário AquaDom, disse que também permaneceria fechada até novo aviso.
Os serviços de emergência fecharam uma estrada principal próxima ao complexo que leva da Alexanderplatz em direção ao Portão de Brandemburgo devido ao grande volume de água que saiu do prédio.
O aquário foi reformado pela última vez em 2020, segundo o site do complexo DomAquaree. Durante as obras, toda a água foi escoada do tanque e os peixes foram transferidos para aquários no subsolo do prédio, onde existe um criadouro para os peixes, informou.