Pesquisar
Close this search box.

Artur Nogueira celebra cultura e meio ambiente no aniversário de 72 anos

Aniversário da cidade teve inauguração do “Memorial Covid” e revitalização do “Projeto Casulo”.

Por: Correio Nogueirense
10/04/2021

Artur Nogueira comemora 72 anos neste 10 de abril e contou com uma celebração restrita, devido ao cenário pandêmico que o município enfrenta. A cerimônia realizada na Praça do Coreto teve participação apenas das autoridades locais, como vereadores, prefeito e vice-prefeito. O objetivo é não provocar aglomerações.

Durante a solenidade, houve o hasteamento das bandeiras à meio mastro (luto oficial às vítimas do coronavírus), inauguração do “Memorial Covid”, discursos do prefeito Lucas Sia, vice-prefeito Davi Fernandes e presidente da Câmara Municipal Zé Pedro Paes e disparo de 21 tiros – gesto das forças armadas em homenagem ao aniversário da cidade.

Logo após, houve a revitalização do “Projeto Casulo”, cápsula do tempo com cerca de 130 horas de filmagens sobre o cotidiano de Artur Nogueira, incluindo entrevistas, fotos, revistas, jornais, entre outros materiais.

O projeto foi idealizado pelo historiador Luiz Carlos Fromberg Ferreira (Mano).

A cápsula foi enterrada em 2001, em uma profundidade de 4 metros. Na construção foram utilizados uma caixa de vidro, uma chapa de metal, além de uma caixa de concreto para resistir as ações do tempo. Amparado pela lei municipal de nº 2.579, a cápsula só será aberta em 2.100.

O prefeito Lucas Sia fala do sentimento de comemorar o aniversário da cidade em um ano de pandemia, onde não pode acontecer as festividades que são tradição nesta data. “É uma comemoração, mas ao mesmo tempo um luto. A praça é uma homenagem as famílias que foram vítimas da pandemia. A nossa esperança é que esse momento passe e tenhamos conscientização, que a gente consiga mudar esse panorama. Para que no aniversário de 73 anos possamos realizar nossos eventos e a vida siga o seu normal”.

Davi da Rádio, vice-prefeito, finalizou falando sobre a importância da conscientização e homenagem a todos que perderam a vida para a Covid-19. “Aqui nesse local as pessoas estão sendo eternizadas, isso entra para a história, sem dúvida nenhuma do nosso país, para a gente esse momento é extremamente importante, porque essas pessoas que passaram para outro plano, sejam eternizadas. E que fique aqui a conscientização. Nós não queremos plantar mais nenhuma árvore”.

Para finalizar, todos se dirigiram para a inauguração do “Memorial Covid”, a Praça da Vida. No local o prefeito, vice e presidente da Câmara plantaram uma muda de árvore cada um, simbolizando as vítimas do Coronavírus no município.

[justified_image_grid]

Comentários

Veja também