Após mais de um ano computando pelo menos uma morte por semana, Artur Nogueira completou um mês sem registrar óbitos em decorrência da Covid-19, na sexta-feira (24). A última morte pela doença no município foi registrada no dia 24 de agosto, e tratava-se de um homem de 81 anos, segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivesp).
A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado relaciona a queda de óbitos com o avanço da campanha de imunização contra o coronavírus na cidade que, até esta segunda-feira (27), havia vacinado 42.792 pessoas com ao menos a 1ª dose/única, o que representa 76% da população.
“A Saúde, por meio da vigilância Epidemiológica, tem se desdobrado para ver 100% da população nogueirense vacinada o quanto antes. Afinal, as vacinas salvam vidas e nos dá esperança de vivermos em uma Artur Nogueira livre da pandemia o mais rápido possível”, frisou.
Angela lembra que, desde o início do ano, a Administração Municipal tem investido em ações como a instalação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos, reforço na fiscalização contra aglomeração e testagens em massa, que visam a queda dos casos confirmados e mortes.
O prefeito Lucas Sia (PSD) celebra os bons resultado e enaltece o trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde. “Isso é fruto de um trabalho sério e comprometido dos nossos profissionais, do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e também de toda dedicada equipe de vacina da Vigilância Epidemiológica, que trabalha diariamente para vacinar toda a população nogueirense. São verdadeiros heróis que, todos os dias, deixam suas casas e famílias para salvar vidas. Esses profissionais merecem respeito e toda nossa gratidão”, destacou Sia.
De acordo com dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, desde o início da pandemia, Artur Nogueira contabiliza 5.710 casos positivos de Covid-19, sendo 143 mortes em decorrência da doença. São 5.520 pessoas recuperadas.