Pesquisar
Close this search box.

Artur Nogueira é contemplada com 40 vagas em mutirão de cirurgias do Estado

Procedimentos de hérnia abdominal e vesícula serão realizados por médicos do HC da Unicamp; prioridade é pacientes com encaminhamento.

Por: Correio Nogueirense
22/07/2022

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplada com 40 vagas no primeiro mutirão de cirurgias realizado na Região de Campinas, e idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo para diminuir filas geradas pela pandemia da Covid-19.

Os procedimentos serão feitos por um grupo de cerca de 15 médicos do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, e acontecerão em conjunto com os municípios de Holambra, Lindóia, Santo Antônio de Posse e Pedreira.

A princípio, a Saúde nogueirense foi contemplada com 30 vagas para cirurgias de correção de hérnias em adultos; e outras 10 para colecistectomia – procedimento cirúrgico que consiste na retirada da vesícula biliar.

Os procedimentos serão realizados em um hospital beneficente de Pedreira, e terão início a partir do dia 30 de julho. A expectativa é que eles sejam finalizados até o fim de agosto.

A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado explica que a ideia é que os pacientes sejam operados em um dia e liberados no outro – a fim de haja maior rotatividade e, consequentemente, mais pacientes sejam atendidos.

COMO PACIENTES DEVEM PROCEDER

A secretaria de Saúde de Artur Nogueira orienta que os pacientes com encaminhamento para esses dois tipos de cirurgia compareçam no setor de Regulação, localizado dentro do prédio do Pronto Socorro (PS), ou entrem em contato pelo telefone (19) 3877-5484. No PS, serão feitos exames pré-operatórios necessários, como raio-x e coleta de sangue.

Posteriormente, no dia 30 de julho (sábado), os pacientes deverão comparecer ao HC da Unicamp para as avaliações com os cirurgiões. As cirurgias serão marcadas na sequência.

PROGRAMA ESTADUAL

O mutirão integra o programa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que prevê a realização – em maior escala – de cirurgias eletivas represadas pela pandemia do coronavírus. Segundo o governador Rodrigo Garcia, a intenção é viabilizar, em quatro meses, ao menos 70 mil cirurgias eletivas na região.

Comentários

Veja também