As aulas foram suspensas em cinco creches de Artur Nogueira, após colaboradores das unidades educacionais testarem positivo para Covid-19. A informação foi confirmada no início da noite deste domingo (9) pela Prefeitura.
Segundo a Vigilância Sanitária (VISA), o ideal é que “caso a unidade educacional apresente dois ou mais casos, a mesma deve ser fechada por 7 dias”.
A orientação da Secretaria de Saúde, através da VISA, foi acatada pela Secretaria de Educação que já tomou as providência para evitar um surto nas creches do município. Das 11 unidades, 5 fecharão as portas a partir desta segunda (10). A previsão é que o retorno aconteça depois de uma semana.
Angela Pulz Delgado, secretária de Saúde, confirma que está sendo feito monitoramento caso a caso, além de um trabalho conjunto visando o controle da transmissão da Covid-19 na comunidade escolar. “Queremos que a população se conscientize de que esse não é o momento de relaxar com as medidas. Pelo contrário, é o cumprimento dos protocolos sanitários que evitará um cenário caótico em Artur Nogueira”, ressalta.
Segundo a Prefeitura, a informação foi amplamente divulgada aos pais e mães das crianças por ligação telefônica, mensagem via WhatsApp, comunicado fixado no portão das unidades e via canais oficiais de comunicação do Poder Executivo Municipal.
Débora Sacilotto, secretária de Educação, chama atenção e afirma que essa é uma medida de segurança. “Queremos preservar a saúde e integridade de nossos alunos e profissionais. Essa medida vai ajudar a preservar a saúde de todos”, diz a professora.
As atividades presenciais nas creches foram retomadas no dia 4 de janeiro após o recesso do dia 23 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro de 2022. A Prefeitura ressalta que, no retorno, a Secretaria de Educação adotou medidas como aferição de temperatura na entrada, uso de álcool em gel e exigência das máscaras.
UNIDADES AFETADAS
De acordo com a Prefeitura, foram registrados até o momento 17 casos de Covid nas 11 creches de Artur Nogueira, entre alunos e educadores. Cinco possuem mais de 2 ou mais casos, 3 unidades apenas um caso positivado e as outras 3 creches não apresentam pessoas com a doença.
Confira as unidades afetadas:
Cidéria Leyne Boer – 4 funcionárias
Josepim Tagliari – 2 funcionárias
Yvonne de Barros da Rosa – 2 funcionárias
Amazilio Teresani- 1 funcionária
Sueli Carmona – 0
São Francisco – 0
Páscoa Valério – 1 criança
Maria Piva Tagliari- 2 funcionárias e 1 criança
Belmira de Sá Mandaio – 0
Belizário Neves – 3 funcionárias
Denise Dele Álamo Guarda – 1 funcionária
UNIDADES FECHADAS
Cidéria Leyne Boer (Bela Vista)
Josepim Tagliari (Planalto)
Yvonne de Barros da Rosa (Bairro São João dos Pinheiros – casinhas)
Maria Piva Tagliari (Itamaraty)
Belizário Neves (Parque dos Trabalhadores – Caic)
VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS
No momento, a Prefeitura está aguardando o envio de imunizantes pediátricos do Ministério da Saúde via Governo do Estado de São Paulo.
Além disso, a Secretaria de Educação de Artur Nogueira e a Vigilância Sanitária (VISA) municipal também aguardam resposta da Diretoria de Ensino Regional para obter informações da viabilidade de firmar algum tipo de convênio e/ou parceria na vacinação contra a Covid-19 nas unidades escolares municipais.
Atualmente, há interesse do Poder Executivo Municipal em promover e/ou apoiar ações nas escolas, sejam elas estaduais ou municipais, incentivando a imunização das crianças de 5 a 11 anos, o que contribuirá com a cobertura vacinal de todo o município.
Segundo a nota divulgada, as creches não funcionarão a partir desta segunda-feira (10) e a previsão é que o retorno seja depois de 7 dias conforme orientação da diretora de cada local.