Artur Nogueira tem primeira morte por dengue confirmada em 2025

Fabiano Pires Bertaglia, 43 anos, morreu no último dia 15 de fevereiro.

Por: Correio Nogueirense
07/03/2025

A primeira morte por dengue neste ano, na cidade de Artur Nogueira, foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município. Fabiano Pires Bertaglia, 43 anos, morreu no último dia 15 de fevereiro.

A prefeitura emitiu uma nota: “Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, confirma o registro do primeiro óbito de 2025 por dengue no município. O falecimento ocorreu no dia 15 de fevereiro. A vítima era um homem de 43 anos, morador do bairro Jardim Amaro. A Secretaria de Saúde reforça a importância das medidas de prevenção e segue intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da doença”.

Sintomas da dengue:

A dengue é uma doença febril aguda sistêmica causada por um vírus da família Flaviviridae. Entenda os sintomas principais.

Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Como ocorre a transmissão da dengue?

O vírus é transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da febre amarela, da Chikungunya e da zika.

Como ocorre a transmissão da dengue?

O vírus é transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da febre amarela, da Chikungunya e da zika.

A contaminação ocorre quando um mosquito que se alimenta do sangue de uma pessoa com dengue é infectado pelo vírus e, então, transmite a doença ao picar outro ser humano. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por fontes de água ou alimento. Mas já houve relatos de transmissão vertical de mãe para filho na gravidez.

Comentários

Veja também