Os atletas novaodessenses da equipe Viper da modalidade luta de braço, o famoso “braço de ferro”, conquistaram pódio no 44º Campeonato Brasileiro Interclubes, disputado sábado (20/05), em Capivari. Ao todo, a equipe de Nova Odessa conquistou dez medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze. Além disso, alguns atletas garantiram vaga para disputar o Mundial, que acontece no Casaquistão, de 24/08 a 03/09.
Entre os medalhistas, Rodrigo Caetano, carinhosamente chamado de Rodrigo da Coleta, foi campeão braço direito e esquerdo PCD na categoria +90k sem limite de peso, faturou o 3º lugar categoria Sênior até 100k braço direito e 4º lugar Sênior até 100k.
Já Miguel Garbelini também foi campeão braço direito e esquerdo na categoria Sub 18 até 90k. Edvando Rocha ficou com a terceira colocação na categoria máster 70k braço direito e esquerdo. Welinton Rocha foi 3º lugar na categoria máster braço direito 80k.
Luis Carlos Sabino, diretor técnico da equipe e também atleta, foi vice-campeão pró-máster 100k braço direito e 3º lugar pró-máster 100k braço esquerdo. E comemorou muito, já que foi sua estreia após ter ficado afastado por vários anos. “Estamos muito felizes pelas conquistas da equipe Viper, e também porque voltei a disputar depois de ter ficado afastado por 16 anos, e por ter conquistado pódio justamente numa competição de alto nível, que é o Brasileiro”, disse.
Além deles, Roger Boareto ficou em 12º lugar categoria Sênior 100k, que contou com 21 atletas e foi sua primeira disputa em torneio desse nível. Boareto foi vice-campeão Paulista de Estreantes neste ano.
Nesta mesma categoria Lucas Algeri foi 7º lugar Sênior, ele também vem de um vice-campeonato no Paulista de Estreantes 110k neste ano. Fernando Magalhães também ficou em 5º lugar Sênior 85k. Já Alex Adriano Figueiredo conquistou o 6º lugar Sênior +110k, considerada a categoria mais difícil por não ter limite de pesos.
“O resultado foi muito bom para equipe, com a superação de alguns atletas, que voltaram a disputar este ano e estão se recuperando de lesões. Nem tivemos tempo para festejar as conquistas, pois a equipe já está treinando com foco no Paulista que acontecerá dia 16 de junho em Indaiatuba, classificatório para o Brasileiro de Seleções e também garante vaga para o Mundial”, concluiu Sabino.
Para o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), “Nova Odessa está bem servida no que se refere ao esporte”. “Ficamos muito contentes com o desempenho dos atletas de luta de braço. Parabenizo a todos pelas medalhas de ouro, prata e bronze. O município tem se destacado em várias modalidades esportivas, o que nos enche de orgulho. A nossa Secretaria de Esportes segue apoiando nossos atletas e ampliando as oportunidades com as Escolinhas Esportivas, visando formar os atletas de amanhã”, disse.
O calendário da CBLBH (Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo) para este ano de 2023 prevê a Copa Norte e Nordeste em julho, na Bahia; o Mundial do Casaquistão (agosto/setembro); Copa do Brasil (setembro); World Combat Games (em outubro, na Arábia Saudita) e Brasileiro Seleções (novembro).
E a equipe Viper necessita do apoio da iniciativa privada para continuar competindo. “Agradeço aos Paraná Supermercados, que nos ajudou nas inscrições e nos lanches, e ao prefeito Leitinho, à Secretaria de Esportes e a todos os envolvidos que de alguma forma nos ajudaram a ir até este evento. Gostaria de acrescentar que estamos buscando parcerias e patrocinadores que tenham interesse em ajudar o esporte, sem o qual os atletas não conseguem disputar os torneios”, finalizou Sabino.
Os treinos da equipe Viper são no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa. Os empresários que tiverem interesse em patrocinar o time podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99236-6436.