Pesquisar
Close this search box.

Avaliação Psicológica da Cognição e Atenção

Por: Dra. Celina Vallim
20/06/2019

Como é feita ou quando é indicada uma Avaliação Psicológica da Cognição e Atenção?

Vou usar um exemplo muito comum, para conquistarmos o direito de dirigir, primeiro precisamos passar por uma série de procedimentos que garantem que estamos aptos a dirigir.

O primeiro deles é a Avaliação Psicológica, necessária para atestar a capacidade de atenção, o raciocínio lógico, a memória e a personalidade.

A Avaliação Psicológica no contexto do trânsito acontece em dois momentos, um é destinado à entrevista psicológica, nela a psicóloga coleta dados contextuais sobre o candidato, além de observar os comportamentos que podem ser reproduzidos na direção. E o outro é à aplicação de testes psicológicos, Através dos testes com um profissional qualificado e credenciado pelo DETRAN, ele consegue identificar a capacidade de atenção, raciocínio lógico, memória e personalidade de uma pessoa. Após essas duas etapas iniciais, é gerado apenas um resultado, onde mostra se a pessoa está apta ou inapta.

Após o processo avaliativo, o candidato tem o direito a uma entrevista devolutiva, nesse procedimento a psicóloga apresenta de forma clara e objetiva os resultados dos exames e o orienta para que possa ter um desempenho melhor em seu processo de avaliação, que continuará após a Avaliação Psicológica.

Algumas dicas e cuidados essenciais:
• No momento da entrevista seja claro e honesto;
• Preste atenção as explicações e solicitações feitas pelo psicólogo;
• Não tenha vergonha de fazer perguntas;
• Não se comparece com familiares e amigos;
• E principalmente, mantenha à calma, a ansiedade é uma das causas mais comum de reprovação.

Muitas pessoas chegam a Clínica com uma ideia errônea de que quem não passa na Avaliação Psicológica é louco ou algo parecido. Esse é um pensamento equivocado, muito gerado no passado, e que infelizmente ainda se ouve muito nos dias de hoje.

Comentários

Veja também