Pesquisar
Close this search box.

Barulho de fogos de artifício causa estresse e até morte de animais

Guilherme Carlini e Rodrigo Ortiz, fazem campanha de conscientização para que as pessoas não soltem fogos de artifício com ruídos durante as comemorações de ano novo. O estresse causado pelo barulho é capaz de levar até à morte de animais como aves, cães e gatos.

Por: Correio Nogueirense
30/12/2021

A tradição de soltar fogos de artifício para comemorar datas festivas, como o ano novo, pode prejudicar a saúde de animais como aves, cães e gatos. O estresse causado pelo barulho é capaz de levar até à morte. No caso das aves, atordoadas, elas voam sem direção, chocando-se contra objetos, árvores e outros pássaros. Cães e gatos também se assustam facilmente, pois a sua audição é mais sensível do que a dos seres humanos. Ao se sentir ameaçado, o animal pode fugir, ser atropelado ou pular de locais como varandas e janelas.

Rodrigo Ortiz, diretor de Ordem Social da Polícia Municipal de Artur Nogueira, relata o estado em que os animais, muitas das vezes são encontrados. “São animais que estão com crise convulsiva, animais com sinais que estão enfartando, têm relatos de animais que chegam a vir a óbito dentro de casa mesmo, porque não dá tempo de chegar a ter um atendimento veterinário. Tem outros relatos, com causas secundárias provocadas por cortes, animais que saem correndo por dentro do ambiente em que ele está, e acaba se cortando com algum vidro, quebrando porta de vidro”.

“Infelizmente, esse fato lamentável se tornou rotina. Combater essa realidade é uma missão para os seres racionais e uma necessidade, pois nos dias atuais, ainda nos deparamos com situações inacreditáveis, seja na rua, em residências ou no trabalho, envolvendo a falta de respeito e amor aos animais indefesos”, definiu o Policial Municipal.

Guilherme Carlini, dá dicas para cuidar dos animais e também faz um pedido a população para os animais se sentirem mais seguros. “Façam a técnica do tellington touch, que é passar a faixa por volta do corpo dele na região torácica e abdominal, a compressão dessa faixa traz a sensação de conforto para ele, ele se sente mais seguro. Os proprietários fazerem companhia. Colocá-los em um ambiente em que a acústica quanto a esses sons seja reduzida. E a gente vem pedindo para a população ter consciência e não usar desses artefatos, têm outras formas da gente comemorar”.

Guilherme lembra que além dos animais, pessoas com Síndrome de Down e Autismo também podem ser prejudicadas pelo barulho dos fogos.

A Prefeitura de Artur Nogueira, na noite desta quarta (29), publicou uma nota afirmando que não irá realizar a tradicional queima de fogos da virada do ano na orla do Balneário Municipal e nem outra festividade similar como show pirotécnico sem ruídos. A medida tem caráter preventivo, além de desestimular eventos capazes de gerar grandes aglomerações e desordem pública.

De acordo com o Código de Posturas do município, no Artigo 103 parágrafo V, é expressamente proibido perturbar o sossego público com ruídos ou sons excessivos ou evitáveis, tais como: os de morteiros, bombas e demais fogos ruidosos, tanto no perímetro urbano como em distâncias suficientes para perturbar o sossego público da cidade e povoações.

Além disso, no artigo 254 do referido documento, também é citada a proibição da queima de fogos de artifício, bombas, busca-pés, morteiros e outros fogos perigosos nos logradouros públicos ou em janelas e portas que deitarem para os mesmos logradouros.

A multa, segundo o Código, pode chegar a 10 salários mínimos.

Comentários

Veja também