Uma bebê de 70 dias de vida precisou ser socorrida às pressas pela Guarda Civil Municipal de Artur Nogueira durante ocorrência de furto na Capela do Bairro Nosso Sonho, na noite desse sábado (11).
Policiais estavam preservando o local do crime, localizado no bairro Nosso Sonho, quando os pais da criança, solicitou ajuda, pois a menina Elisa S. T. estava engasgada e totalmente hipóxia (baixa concentração de oxigênio do sangue), (baixa concentração de oxigênio do sangue), imediatamente a equipe iniciou o procedimento de desobstrução da via aérea (manobra de Heimlich).
Em seguida, os policiais se deslocaram com a bebê até o Pronto-Socorro Municipal, onde a equipe médica liderada pelo Dr. Pedro, deram continuidade na desobstrução da via aérea e obtiveram êxito em salvá-la.
O trabalho em conjunto da equipe Alfa de Romu e a equipe médica foi bem-sucedido, para que a menina Elisa fosse devolvida aos seus pais com vida.
A viatura operacional obteve sucesso em deter dois suspeitos do furto da Capela.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich foi inventada em 1974 pelo médico de mesmo sobrenome, Henry Heimlich, nos Estados Unidos.
A prática médica consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea com uma forte pressão com as mãos na boca do estômago.
O “abraço”, ou compressão abdominal, é repetido algumas vezes até que o objeto que impede a passagem de ar seja expelido.