Pesquisar
Close this search box.

Biden diz que economia dos EUA está indo para ‘novo platô’ em meio a temores de recessão

Por: Correio Nogueirense
06/01/2023
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira que a economia dos Estados Unidos está passando por “pontos realmente positivos” depois de alguns anos difíceis, e está caminhando para um “novo platô”, um novo termo para o crescimento estável e mais lento. Funcionários da Câmara veem à frente.

Embora investidores , muitos economistas e alguns CEOs tenham alertado recentemente que uma recessão nos EUA está prevista para 2023, o governo Biden considera isso improvável, em parte por causa dos gastos federais.

Biden disse a membros de seu gabinete antes de uma reunião privada que vê investimentos públicos e privados de US$ 3,5 trilhões em manufatura e tecnologia na próxima década, fortalecendo a economia dos EUA e aumentando as perspectivas para empresas e trabalhadores americanos.

“Não se trata de chegar a um ponto nivelado. Trata-se de ir a um patamar totalmente novo”, disse o presidente democrata. “Somos o único país do mundo que saiu da crise mais forte do que quando entrou.”

Biden citou dados recentes que mostram a redução da inflação, crescimento sólido e um mercado de trabalho resiliente, mas disse que seria fundamental implementar centenas de bilhões de dólares em gastos federais contidos em três leis importantes aprovadas no ano passado.

A economia dos EUA deve crescer 3,8% no quarto trimestre de 2022, de acordo com o modelo do Fed de Atlanta, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor subiu 0,1% em novembro.

“Isso não significa que tudo acabou. Significa que começamos muito bem”, disse ele. “Só não quero nos levar a pensar que podemos meio que pisar no acelerador.”

Biden não está sozinho em seu otimismo.

Os Estados Unidos podem evitar a contração total que pode atingir um terço das economias do mundo, disse Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional, no domingo.

O líder do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard , disse na quinta-feira que o risco de uma recessão nos EUA caiu nas últimas semanas.

Ainda assim, se os EUA evitarem a recessão, provavelmente será por uma margem estreita. O Federal Reserve prevê um crescimento de 0,5% em 2023, por exemplo.

Falando a membros do gabinete, Biden também elogiou os planos da Comissão Federal de Comércio dos EUA, que aplica a lei antitruste, de proibir as empresas de exigir que os trabalhadores assinem acordos de não concorrência e de reembolso de treinamento que impedem os trabalhadores de partir para empregos melhores.

“O ponto principal é que acredito que nossa visão econômica está funcionando e estamos no processo de implementação das primeiras peças que concluímos e vamos seguir em frente”, disse ele.

Os comentários otimistas de Biden vieram quando os principais índices de Wall Street fecharam em queda de mais de 1%, com evidências de um mercado de trabalho apertado corroendo qualquer esperança dos investidores de que o Federal Reserve pudesse interromper em breve seu ciclo de alta de juros.

Comentários

Veja também