Black Friday: dicas para evitar golpes em compras online

No artigo de hoje, a colunista Rebeca Bezerra, explica o que você precisa saber. Confira!

Por: Rebeca Bezerra
15/11/2023

A Black Friday está se aproximando, e com ela surgem as promoções em lojas físicas e online. Muito embora a conveniência das compras online seja inegável, a segurança dos consumidores deve ser uma preocupação constante e para evitar cair em golpes na internet, é importante adotar algumas práticas seguras na web.

Por isso, no artigo de hoje vamos trazer algumas dicas valiosas:

1. Pesquisa: Antes de realizar uma compra, pesquise a reputação do vendedor online. Lembre-se que avaliações de outros compradores podem ser uma fonte valiosa de informações sobre a confiabilidade do site.

2. Segurança do Site: Antes de inserir informações pessoais ou de pagamento, verifique se o site é seguro. Certifique-se de que a URL comece com “https” e procure pelo ícone de cadeado na barra de endereço, também observe a logotipo do site.

3. Métodos de Pagamento Seguros: Prefira métodos de pagamento que ofereçam proteção contra fraudes, como cartões de crédito. Evite transferências bancárias (incluindo o PIX) ou métodos que não permitam contestações em caso de problemas.

4. Senhas Fortes e Únicas: Mantenha senhas fortes e atualize-as regularmente. Não use a mesma senha em várias contas para evitar que uma violação comprometa todas as suas informações.

5. Desconfie de E-mails Suspeitos: Esteja atento a e-mails ou mensagens que solicitem informações pessoais ou dados bancários. Golpistas frequentemente tentam se passar por empresas confiáveis para obter dados confidenciais.

6. Preços Realistas: Desconfie de ofertas muito atrativas,compare os preços com outras lojas para garantir que o valor seja realista e condizente com o mercado.

Previnir ainda é a melhor forma de evitar os golpes. Ao adotar essas práticas, todos podem aproveitar as compras online com mais confiança e tranquilidade.

No entanto, se mesmo ao utilizar essas informações, você for vítima de um golpe, procure a orientação de um profissional especializado, para que você saiba o que pode ser feito no seu caso.

Comentários

Veja também