Em sua rede social o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (08), a saída do agora ex ministro da educação, Ricardo Vélez e logo em seguida informou que o novo ministro será Abraham Weintraub. Na sexta-feira (5), em um café da manhã com jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro disse que o ministro da educação poderia deixar o cargo nesta segunda-feira (08).
“Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Vélez pelos serviços prestados”, postou o presidente da república no Twitter.
De origem Colombiana e naturalizado brasileiro, Ricardo Vélez foi empossado no cargo em primeiro de janeiro, ele enfrentava problemas provocados por desentendimentos entre militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho. A demissão de Vélez Rodríguez é a segunda baixa no primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro.
Weintraub, o novo ministro, já trabalhava no governo Bolsonaro. Ele era secretário-executivo da Casa Civil, segundo cargo mais importante dentro da pasta.