Gabriel Bortoleto garantiu o Campeonato de Pilotos de Fórmula 2 na última corrida da temporada, na manhã deste domingo (8).
O brasileiro vinculado à Kick-Sauber se torna o primeiro piloto desde Oscar Piastri a conquistar os títulos de Pilotos de Fórmula 3 e F2 em temporadas consecutivas como novato, juntando-se a nomes como Charles Leclerc e George Russell no processo para alcançar o feito.
O rival pelo título, Isack Hadjar, alinhou-se ao lado do brasileiro em terceiro e apenas 4,5 pontos atrás na classificação, mas suas esperanças foram destruídas imediatamente. O piloto da Campos Racing parou com o semáforo apagado, deixando-o fora do acerto de contas.
A partir daí, Bortoleto liderou confortavelmente o primeiro trecho da corrida, mas ficou atrás de Duerksen e do piloto da ART Grand Prix, Victor Martins, que superaram o piloto brasileiro na fase de pit stop.
Nos momentos finais, o piloto da Invicta Racing aproximou-se de Martins para assumir o segundo lugar, mas não conseguiu alcançar o vencedor da corrida, Duerksen, antes do final.
Martins caiu do pódio na última volta enquanto Richard Verschoor da MP Motorsport aproveitava ao máximo a estratégia alternativa.
F2: Marti conquista a primeira vitória enquanto Bortoleto amplia a liderança do campeonato em Yas Marina Sprint
O piloto holandês largou com pneus Pirelli médios antes de fazer uma parada obrigatória tardia e mudar para os supermacios. Tendo sido vários segundos mais rápido por volta, ele alcançou Martins na penúltima volta, com o piloto da ART abrindo caminho na última curva.
Verschoor passou na Curva 1 para ocupar o lugar e completar o pódio final da temporada em terceiro. Junto com a conquista do título de Pilotos de Bortoleto, a Invicta garantiu o título de Equipes com o resultado, completando a raspagem em 2024.