Pesquisar
Close this search box.

‘Botão do pânico’ é acionado pela 1ª vez por mulher em Artur Nogueira

De acordo com a Polícia Municipal, o agressor foi capturado com auxílio do aplicativo de segurança, que começou a funcionar em março no município.

Por: Correio Nogueirense
04/06/2021
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

O primeiro atendimento do botão do pânico, da patrulha “Guardião da Mulher, foi realizado pela Polícia Municipal de Artur Nogueira na manhã desta sexta (4), no bairro das Casinhas. De acordo com a Polícia, durante patrulhamento, a guarnição foi acionada pela Central de Comunicação (Cecom), onde informou que o botão do pânico do guardião da mulher foi acionado na rua Osvaldir Capelo. Segundo a vítima, ela tem medida protetiva em desfavor do autor, e ele estava descumprindo. O autor foi preso em flagrante.

Os policiais se deslocaram até o endereço informado juntamente com a Romu, e ao chegar no local, encontraram o autor alterado próximo à casa da vítima. Os guardas realizaram abordagem e revista pessoal e nada de ilícito foi localizado. Vítima e autor foram conduzidos até o plantão policial, que após tomar ciência, o delegado ratificou a prisão em flagrante do autor, permanecendo assim a disposição da justiça.

De acordo com a Polícia Municipal, é a primeira vez que um agressor é capturado com auxílio do aplicativo de segurança, que começou a funcionar em março no município.

 

Botão do Pânico e viatura “Guardião da Mulher”

No dia (08) de março de 2021, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Segurança, coloca à disposição da população a viatura “Guardião da Mulher”.

Segundo o secretário da pasta Dr. Roberto Daher, a viatura integra o programa “Guardião da Mulher” – também lançado no mesmo dia -, criado para reforçar o atendimento às mulheres, especialmente aquelas abrangidas por medidas protetivas concedidas pela Justiça.

Com a viatura, uma equipe está responsável por acompanhar caso a caso, patrulhar as imediações das residências de mulheres com medida protetiva, averiguar se está tudo dentro da normalidade e orientar as vítimas sobre como proceder em situações de emergência.

Essa não é a única iniciativa desenvolvida pela Administração em favor da segurança das mulheres nogueirenses. Por meio do aplicativo do programa – o Guardião da Mulher -, as vítimas poderão acionar o serviço de emergência em casos de risco à integridade física ou a própria vida.

“A mulher pode apertar uma espécie de ‘botão do pânico’ no aplicativo de seu celular e acionar a polícia. Essa é umas das tantas medidas que temos desenvolvido para proporcionar mais segurança às mulheres vítimas de violência em nosso município. Estamos confiantes que a proposta melhore a vida delas e, também, da sociedade nogueirense”, ressaltou o secretário. As interessadas em baixar o aplicativo devem se dirigir à Guarda Municipal, localizada na rua Primeiro de Janeiro, 1674.

Conforme Daher, quando o botão for acionado, a viatura do patrulhamento Guardião da Mulher será enviada automática e rapidamente para o local onde foi emitido o sinal do celular em georreferenciamento. O socorro ganha agilidade ao pular a etapa de triagem pela qual passam as ligações que são feitas pelos telefones 190 e 153.

Comentários

Veja também