Pesquisar
Close this search box.

Cafeína age como estimulante e ajuda na queima de gorduras

Substância também melhora a concentração, a capacidade respiratória e ajuda a prevenir o diabetes

Por: Correio Nogueirense
25/03/2018

Os efeitos da cafeína dentro do nosso organismo já são hoje melhor compreendidos pela ciência. Os benefícios ou prejuízos vão depender de um detalhe: a dose. Dependo da quantidade pode ser um santo remédio, ou então um veneno.

Entre os benefícios da cafeína está: melhora o cansaço físico, melhora concentração e estado de alerta, diminui a fadiga mental, dode funcionar como um leve antidepressivo, melhora o desempenho nas atividades físicas, melhora o humor, pode ajudar no tratamento de diabetes, entre outros.

Quanto consumir de cafeína por dia?

A sugestão de estudos é que não devemos ingerir mais de 300 mg por dia (alguns estudos sugerem no máximo 200 mg/dia). Por exemplo: de 2 a 3 xícaras de café, ou 5 a 6 latas de refrigerantes cafeinados.

Em excesso, a cafeína pode causar agitação, irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, insônia e problemas gastrointestinais. Também causa a contração das veias e artérias o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos.

Existem casos de intoxicação, que pode causar: vômito, diarreia, letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação. Nos casos mais extremos, a agência adverte que a overdose pode provocar a morte.

Comentários

Veja também