Pesquisar
Close this search box.

Câmara encaminha Projeto de Lei que proíbe venda de canudos plásticos em Artur Nogueira

Criado por Davi Fernandes (DEM) e Lucas Sia (PSD), projeto de lei foi encaminhado para a comissão. O PL pode multar comércios que utilizarem de forma indevida os canudos plásticos.

Por: Correio Nogueirense
08/05/2019

Os vereadores Davi Fernandes (DEM) e Lucas Sia (PSD) enviaram na última sessão da câmara o Projeto de Lei nº 020/2019, que “Dispõe sobre a venda, comercialização ou distribuição de canudos plásticos fabricados por materiais não biodegradáveis no município de Artur Nogueira e dá outras providências”. O vereador Zé Pedro Paes (PSD) também fez parte da criação da PL, só que não pode assinar como um dos criadores.

Lucas Sia abriu a sua fala livre, comentando sobre a criação deste projeto de lei. “Esse projeto não seria necessário se a nossa sociedade tivesse consciência, porque se ninguém utilizasse esses canudos, eles não seriam mais fabricados. Mas, em algumas situações nós temos que utilizar de alguma força perante a lei para propor projetos como esse, afim de fazer uma redução da depredação no nosso meio ambiente”.

O vereador usou alguns dados para mostrar o prejuízo que os plásticos trazem ao meio ambiente. “Mais de 95% do lixo nas praias brasileiras são de plásticos. Nós precisamos resolver isso de alguma forma, a maioria das cidades no Brasil e no exterior já estão implementando este projeto de lei que proíbe este material. Na verdade ele não é de tanta utilidade e existem materiais que possam fazer essa substituição, eu acho que o nosso município precisa fazer parte desse desenvolvimento sustentável”.

Como foi explanado pelo vereador, várias cidades do Brasil como Rio de Janeiro, Santos e Brasília já implementaram esse projeto de Lei que proíbe a utilização deste material e que multa o estabelecimento que ainda estiver usando.

Segundo dados da ONG Ocean Conservancy, sediada nos Estados Unidos, canudos foram o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo em 2017.  Em meio à busca por alternativas ao plástico, outras opções são usadas, como canudos de metal, de vidro e até comestíveis.

Comentários

Veja também