A Câmara Jovem solicitou junto a Câmara Municipal a implantação do projeto da coleta de lixo seletiva na cidade de Artur Nogueira.
No referido documento, a Câmara jovem justifica que devido o problema ambiental e o alto custo gerado pelo lixo produzido na cidade, o programa de implantação pode transformar esse problema em geração de emprego, renda e cuidado para o meio ambiente do município.
O projeto tem por fim o trabalho de conscientização, treinamento e promoção de cooperativa de catadores em parceria com empresas do setor, a prefeitura e os munícipes. O trabalho deve acontecer de forma gradativa, com palestras de conscientização e distribuição de lixeiras domésticas por bairro ou zonas da cidade.
No final da solicitação, a Câmara jovem concluiu que se o projeto de implantação tiver êxito nessa primeira fase da coleta de lixo reciclável, deverá começar um planejamento para a compostagem de lixo orgânico, em parceria com empresas de fertilizantes, para uso da agricultura familiar do município.