Pesquisar
Close this search box.

Campanha da Fraternidade 2019 tem como tema Políticas Públicas

Cada ano o objetivo do projeto é despertar uma reflexão sobre algum tema em seus fiéis

Por: Correio Nogueirense
15/01/2019

Tradicional na igreja Católica, a Campanha da Fraternidade, que oficialmente começa no mês de março, na quaresma, já foi apresentada a comunidade e aos fiéis da igreja. A temática, “Fraternidade e Políticas Públicas” é inspirada pelo profeta Isaías segundo a igreja. A escolha do tema se dá pela alta do assunto na sociedade e a sua relevância para os professos da fé cristã.

A quaresma na igreja católica é uma época em que se procura estar mais conectado e ligado a Cristo e ao evangelho, é um período em que os fiéis procuram se aproximar mais de Deus, e é nessa temporada que é feita a Campanha da Fraternidade. O lema desse ano é: “Serás libertado pelo direito e pela Justiça (Is 1:27)”. O padre Edson Tagliaferro explica que o tema muito ensina aos fiéis com essa ênfase durante esse ano. “O tema nos convida a pensar em como podemos fazer, para que a luz da fé, as ações políticas se tornem mais eficazes”.

Esse ano a proposta é esclarecer de modo simples todas as Políticas Públicas e mostrar como se pode torna-las algo real na sociedade brasileira, apresentando através da campanha, a importância da garantia dos direitos mais elementares de toda a população.  Uma grande ideia, segundo o bispo Dom Leonardo, tudo que é aprovado baseada nesse assunto é para dar vida melhor a todos. “Todas essas políticas que são discutidas e aprovadas servem para dar uma vida mais digna a todos”, explica.

Para o padre Edson a proposta da igreja esse ano é desafiadora, já que o investimento em políticas públicas foi reduzido em 2016 com o congelamento dos gastos públicos em 2016, através da PEC241. Segundo ele, é uma oportunidade usar essa questão para melhorar o país. “Que tenhamos a coragem dos profetas e a força inspiradora do Mestre Jesus para trabalhar por um país melhor, promotor de vida e da paz! ”.

Criada em 1962, a Campanha acontece em todo país, e tem iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A campanha anual começa sempre na quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, período de 40 dias em que católicos praticam oração e jejuam até o domingo de Ramos, que antecede a Páscoa. Porém antes dessa data, acontecem alguns eventos em que a temática é usada.

 

Comentários

Veja também