A equipe do Programa de Coleta Seletiva da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura de Americana realizou, nesta segunda-feira (12), campanha de divulgação da coleta seletiva de materiais recicláveis. O objetivo é conscientizar os moradores sobre o descarte correto dos materiais.
“Enquanto a média de reciclagem no Brasil é de 3%, Americana recicla 15% do total do lixo gerado no município. Hoje são recolhidas 10.500 toneladas de materiais ao ano, gerando um ganho ambiental enorme, economia ao município com o transporte desses resíduos ao aterro e renda aos catadores e cooperativas de reciclagem”, disse o gestor ambiental e responsável pelo Programa de Coleta Seletiva da Sosu, Eurípedes Fante Raymundo.
Para o secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves, o município tem um trabalho abrangente junto à população para incentivar o descarte correto de materiais e a coleta seletiva. “A cada dia que passa, mais pessoas se conscientizam sobre a importância de preservar o meio ambiente, recolhendo materiais recicláveis, fazendo o descarte correto de resíduos. Uma simples ação evita muitos transtornos, como lixo nas ruas, doenças e poluição do meio ambiente. Atualmente, temos sete ecopontos na cidade para disponibilizar opções de descarte aos moradores, além da coleta seletiva, mutirão de limpeza e equipe de retirada de volumosos. É fundamental a participação da população neste processo”, ressaltou Adriano.
Atualmente, o serviço de coleta seletiva é realizado por sete caminhões que percorrem os bairros recolhendo os materiais recicláveis.