Reuters – O Canadá comprará um Sistema Nacional Avançado de Mísseis Superfície-Ar (NASAMS) fabricado nos Estados Unidos para a Ucrânia, disse um comunicado do gabinete do primeiro-ministro Justin Trudeau após uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Cidade do México na terça-feira.
Trudeau e Biden estão sendo recebidos pelo México para uma reunião de líderes norte-americanos e Trudeau contou a Biden sobre a compra durante discussões separadas que os dois tiveram sobre o apoio à Ucrânia em sua guerra com a Rússia.
“Esta é a primeira doação canadense de um sistema de defesa aérea para a Ucrânia”, disse a ministra da Defesa, Anita Anand, no Twitter após o anúncio.
Os sistemas de defesa aérea são a principal prioridade da Ucrânia, ela disse que seu colega ucraniano, Oleksii Reznikov, disse a ela em uma conversa por telefone realizada na terça-feira.
O NASAMS é um sistema de defesa aérea terrestre de curto a médio alcance que protege contra ataques de drones, mísseis e aeronaves, disse Anand.
A doação tem um valor de cerca de C$ 406 milhões (US$ 302,6 milhões) e se soma aos C$ 500 milhões prometidos pelo Canadá à Ucrânia em novembro, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa. Desde fevereiro, o Canadá comprometeu mais de C$ 1 bilhão em assistência militar à Ucrânia.
Trudeau e Biden também “discutiram seu compromisso compartilhado com a defesa da América do Norte, incluindo a aquisição pelo Canadá de caças F-35 para a Royal Canadian Air Force”, de acordo com o comunicado do gabinete do primeiro-ministro.
O Canadá finalizou um acordo para comprar 88 caças F-35 da empresa de defesa americana Lockheed Martin Corp na segunda-feira em um projeto de C$ 19 bilhões para substituir sua frota envelhecida de caças.