Pesquisar
Close this search box.

CAPS de Artur Nogueira promove 1° Fórum de Luta Antimanicomial

Evento gratuito e aberto ao público acontecerá no dia 30 de maio, na Câmara Municipal.

Por: Correio Nogueirense
22/05/2023
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promove o 1° Fórum de Luta Antimanicomial que acontecerá no dia 30 de maio, na Câmara Municipal. Gratuito e aberto ao público, o evento abordará temas como: ‘Trancar não é cuidar!’, ‘Manicômio nunca mais’ e ‘A saúde mental que queremos’.

O programa terá início às 9h, e contará com mesa redonda, apresentação de vídeos e café da manhã especial, tendo encerramento às 12h. O evento tem relação com o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.

De acordo com a Secretária de Saúde, Ângela Pulz Delgado, o objetivo do evento é conscientizar a população sobre o tratamento adequado às pessoas com sofrimento psíquico. “Queremos mostrar que, se tratando de saúde mental, o isolamento pode agravar a condição do paciente. Precisamos nos reeducar na compreensão desse assunto, e por isso o fórum é tão importante”, frisou.

LUTA ANTIGA

A reforma psiquiátrica no Brasil teve início nos anos 80 e ainda hoje não foi completada. Ela luta contra o isolamento de pacientes, bem como ambientes inadequados – manicômios, por exemplo – para tratamento dos mesmos.

Apesar disso, os direitos desses pacientes são garantidos pelas Leis Federais 8.080/1990 e 8.142/90. Através dessas legislações, uma rede de atenção à saúde mental foi implantada, juntamente com o Sistema Único de Saúde (SUS). Existe também a Lei Paulo Delgado (10.2016/2002) que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental”.

O CAPS surgiu com o mesmo objetivo e hoje, em Artur Nogueira, oferece tratamentos humanizados aos pacientes mentais, e promove eventos de conscientização sobre o assunto. O órgão foi implantado no Brasil em 1992 e é fruto do movimento pelo fim das internações compulsórias.

O prefeito Lucas Sia (PSD) destaca a importância de eventos de conscientização sobre o assunto. “Nossa gestão preza pelo avanço da saúde, e por isso, o Fórum de Luta Antimanicomial vem de encontro com um de nossos objetivos: promover o respeito por todos”, conclui.

PROGRAMAÇÃO

I Fórum de Luta Antimanicomial “Trancar não é cuidar!”
Data: 30 de maio (terça-feira)
Local: Câmara Municipal de Artur Nogueira

9h – Abertura
9h30 – Mesa redonda: “Trancar não é cuidar”
10h30 – Vídeo: “Manicômio nunca mais”
10h45 – Café
11h às 12h – Encerramento: “A saúde mental que queremos”

Comentários

Veja também