Pesquisar
Close this search box.

Caps Infantil de Americana realiza palestra sobre depressão infantil

Valdir Dusson explica que, tanto os pais como os professores precisam ficar atentos aos sinais de alerta, que podem se manifestar pela irritação, cansaço, perda de peso por falta de apetite, ausência de sono, recusa ou baixo rendimento escolar, baixa autoestima, entre outros.

Por: Correio Nogueirense
10/05/2019

Com o objetivo de conscientizar e orientar os professores da rede pública municipal sobre a depressão infantil, bem como atender à Lei Municipal nº 6.137/2018, o Caps-I (Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil) de Americana realizou na quarta-feira (8/5) uma palestra para professores de creches e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil). A palestra, que teve como tema a “Depressão Infantil e Competências Socioemocionais”, foi ministrada pelo psicólogo e coordenador do Caps Infantojuvenil, Valdir Dusson. Aproximadamente 400 profissionais da Secretaria Municipal de Educação compareceram ao evento.

Valdir Dusson explica que, tanto os pais como os professores precisam ficar atentos aos sinais de alerta, que podem se manifestar pela irritação, cansaço, perda de peso por falta de apetite, ausência de sono, recusa ou baixo rendimento escolar, baixa autoestima, entre outros. Uma das questões mais preocupantes, segundo o psicólogo, é o alto número de tentativas de suicídio entre os adolescentes, além dos suicídios praticados, situações que muitas vezes estão associadas a quadros depressivos. “Na adolescência, inclusive, nós vamos encontrar outros sintomas, como o abuso de álcool e outras drogas e de ação suicida, e até mesmo tentativas de suicídio. Vale lembrar que a faixa de níveis de suicídio na adolescência tem aumentado intensivamente” disse.

Nos últimos seis anos a vigilância epidemiológica do município registrou quatro mortes decorrentes de suicídio, sendo duas em 2014 e duas em 2018, cujas vítimas eram do sexo masculino e contavam entre 10 e 19 anos. Já as tentativas, considerando o mesmo período e a mesma faixa etária, foram 118 casos, sendo 29 entre os indivíduos do sexo masculino e 89 do sexo feminino. Em 2019, até o mês de abril, foram notificadas 14 tentativas de suicídio, sendo duas provocadas por indivíduos do sexo masculino e 12 do sexo feminino, na mesma faixa etária.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado