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CAPS Nise da Silveira em Cosmópolis cria serviço de teleatendimento psicológico

Além do teleatendimento por vídeo, as psicólogas do CAPS tem utilizado com maior intensidade os grupos em aplicativos de mensagens, meio pelo qual são enviadas diariamente, mensagens produzidas pela equipe do CAPS.

Por: Correio Nogueirense
11/05/2020
Foto: Luiz Oliveira

A Secretaria de Saúde de Cosmópolis, desde o início da pandemia pelo novo Coronavírus tem feito um esforço para concentrar e priorizar as ações e os atendimentos aos pacientes com sintomas da COVID-19.

Como um órgão da Secretaria de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), unidade de atendimento em saúde mental também reorganizou o seu atendimento e criou o serviço de teleatendimento psicológico.

Como explica a psicóloga Andréa Mauricio da Silveira Vitti, atualmente o CAPS tem uma média estimada de 250 pacientes ativos. São pacientes com transtorno mental grave. “Em nosso ultimo senso, no final de 2019, 48% dos pacientes atendidos tinham diagnósticos de esquizofrenia;  24% de transtorno depressivo grave; 9% transtorno de personalidade; 7% de transtorno mental devido ao uso de substâncias psicoativas; 6% de transtornos de ansiedade; 4% retardo mental e 2% transtorno mental devido a lesão ou doença física”, enumera Andréa.

O atendimento psicológico online já é uma modalidade de atendimento reconhecida pelo Conselho Regional de Psicologia, e que após o início da pandemia causada pelo Coronavirus, tem sido recomendada pelo Conselho de Psicologia como forma de manter o suporte aos pacientes com maior segurança.

Antes da pandemia da COVID-19, os atendimentos psicológicos eram realizados através dos grupos terapêuticos e quando necessário de modo individual. Com o início da pandemia, os atendimentos em grupos foram suspensos, sendo mantidos apenas alguns atendimentos individuais emergenciais.

Segundo Andrea Vitti, demandas como o aumento da ansiedade, medo, insônia, desesperança em relação ao futuro, ideação suicida começaram a se tornar mais frequentes no último período. “Vem dai a necessidade de encontrar outras formas de oferecer suporte/cuidado aos nossos pacientes. Iniciamos o atendimento através do contato telefônico, mas isso acabava bloqueando a nossa linha telefônica. A partir daí, conseguimos a organização e doação de equipamentos que permitiram a realização dos atendimentos online que tem surtido efeitos muito positivos”, comemora Andrea.

Além do teleatendimento por vídeo, as psicólogas do CAPS tem utilizado com maior intensidade os grupos em aplicativos de mensagens, meio pelo qual são enviadas diariamente, mensagens produzidas pela equipe do CAPS. São orientações sobre os cuidados relacionados à pandemia; a necessidade de se manter o tratamento psiquiátrico, o uso correto das medicações, sempre utilizando imagens do espaço do CAPS e da equipe.

A implementação do teleatendimento, contudo, não impede que a equipe faça os atendimentos presenciais em casos de emergência procurando seguir todas as orientações de segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

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