“Pessoal, catando o lixo que algum ‘porco’ jogou”, diz Guilherme Carlini

 O líder do governo Guilherme Carlini (MDB) publicou um vídeo neste sábado (19), para fazer um desabafo do descaso de indivíduos que voltaram a jogar lixo no trevo da estrada rural do Dito Mendes, limpo pela Prefeitura Municipal há cerca de dez dias.

Por: Correio Nogueirense
20/04/2025

O líder do governo Guilherme Carlini (MDB) publicou um vídeo neste sábado (19) para fazer um desabafo do descaso de indivíduos que voltaram a jogar lixo no trevo da estrada rural do Dito Mendes, limpo pela Prefeitura Municipal há cerca de dez dias.

Uma campanha de conscientização sobre o descarte correto do lixo foi realizada na estrada rural “Dito Mendes” pelas secretarias de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Segurança Pública e Obras, no dia 9 de abril. Panfletos foram distribuídos e uma nova placa foi instalada no local.

Carlini inicia o vídeo dizendo: “Pessoal, sabadão catando o lixo que algum ‘porco’ jogou, eu vou vasculhar esse lixo por que eu acho que eu vou encontrar alguma nota, algum recebido de onde veio isso e eu peço a população que quando ver alguém descartando lixo aqui que mande para à ouvidoria para ser lavrada a multa e encaminha para mim também para que eu divulgue a cara do porco”.

Guilherme afirma que tem certeza de que a pessoa que joga o lixo no trevo do bairro não é morador. “99% das pessoas que moram aqui são trabalhadoras, pais de família, gente séria. E não é justo eles levarem a culpa de alguém que está fazendo esta porquice”.

O mdebista afirma que não é justo culpar a Prefeitura, “ela está fazendo a parte dela, fazendo limpeza, trouxe material que esses dias fez toda uma ação e olha o jeito que está hoje (nesse momento ele mostra o lixo jogado no trevo)”.

“Fiquei sabendo que já está tramitando na Prefeitura a licitação para colocar as câmeras de segurança para eles conseguirem de vez elaborar as multas. Mas até isso acontecer, não podemos ficar de braços cruzados”.

Rotatória do Dito Mendes e no bairro Parada, próximo à Igreja Nossa Senhora Aparecida, estão entre os locais com maior incidência de infrações. A multa é de aproximadamente R$ 2 mil.

Denuncie o descarte irregular

A população também pode ajudar a combater o descarte irregular fazendo denúncias, enviando fotos e vídeos dos locais afetados.

Denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes canais:

• Ouvidoria: (19) 3827-9710 (WhatsApp)

• Guarda Civil Municipal (GCM): 153 ou (19) 3877-2353 (WhatsApp)

Após o registro das ocorrências de descarte irregular pelas Secretarias envolvidas, os casos são encaminhados ao Departamento de Fiscalização de Posturas, responsável pela aplicação das multas. A administração municipal reforça que esse comportamento infringe a legislação vigente e compromete a saúde pública, o solo e a qualidade da água.

Comentários

Veja também