A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova modalidade de ensino remoto e, pensando em como auxiliar jovens e adolescentes que ainda não puderam retornar às aulas presenciais, a Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, realizou uma homenagem para os estudantes de Artur Nogueira.
De forma on-line, os alunos da oficina de teatro do Centro Cultural Tom Jobim realizaram um exercício teatral compartilhado em comemoração ao dia do estudante, que aconteceu no dia 13 de agosto. A peça completa está disponível para todos os públicos no link (https://www.youtube.com/watch?v=TLgnAZjbn78&ab_channel=CorpoEnvolveMente-EstudosTeatrais).
Com encenação dinâmica e bem humorada, os participantes da encenação pretendem mostrar, através do teatro, fragmentos da realidade atual dos estudantes brasileiros, em especial das crianças e adolescentes.
O professor do Centro Cultural Tom Jobim André Câmara comenta sobre a ideia. “Nós pretendemos fazer com que as pessoas se identifiquem com essa realidade on-line e que enfrentaram ou ainda enfrentam diversas questões e dificuldades no que diz respeito ao ensino remoto, como a falta de acesso à internet e falta de motivação”, explica.
Além disso, os participantes também pretendem refletir sobre o lado bonito da situação: “que flor podem tirar dessa dor?”, questiona o professor. Por isso, os alunos decidiram fazer uma homenagem, também, à literatura de cordel (literatura registrada como patrimônio imaterial da cultura brasileira), no qual os personagens/alunos recitam alguns dos cordéis mais conhecidos do país.