Para garantir a segurança e a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos que chegam aos consumidores é fundamental que os serviços de alimentação de qualquer natureza implantem o sistema de Boas Práticas. Esse assunto foi tema do curso de Segurança e Manipulação de Alimentos no Comércio Varejista, realizado pela Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) em parceria com a Vigilância em Saúde da Prefeitura de Sumaré. Cerca de 40 comerciantes e profissionais que atuam no ramo alimentício participaram da primeira turma do treinamento, oferecido gratuitamente.
A Superintendente de Vigilância em Saúde de Sumaré, Denise Barja, e a coordenadora de Vigilância Sanitária, Adriana Singi, ministraram palestra para os convidados. Foram abordadas as técnicas de higiene pessoal, medidas preventivas e critérios de segurança – desde o recebimento de matérias-primas, preparo e distribuição dos alimentos -, que asseguram a saúde dos consumidores.
“A capacitação foi bastante produtiva, foram feitos muitos questionamentos importantes por parte dos comerciantes referentes às boas práticas de manipulação dos alimentos, mas também sobre a regularização dos estabelecimentos, entre outros assuntos”, apontou Denise Barja.
O prefeito Luiz Dalben destacou a importância da parceria com a Acias: “a Administração conta com pessoal capacitado que muito contribui com a cidade e essa parceria é importante para levar mais conhecimento com o objetivo de entregar serviços de melhor qualidade aos cidadãos”.
O curso aconteceu no auditório da Acias, no Centro de Sumaré. As inscrições para a segunda turma já estão abertas. Todas as informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3873-8701.