Na última sexta-feira (16), cientistas do mundo todo se reuniram na 26ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, na França. Foi decidido por eles, uma nova definição de quilograma e outras medidas.
O quilo consiste em uma das quatro unidades de medida básicas – juntamente com ampere, kelvin e mol. Objetivo da mudança é relacionar essas unidades a constantes fundamentais e não arbitrárias, como tem sido até agora.
Com a mudança, todas as medidas do Sistema Internacional (SI) estão relacionadas a fenômenos ou constantes físicas universais. São elas: quilo, unidade de massa; segundo, como unidade de tempo; metro, para distâncias; ampere, para corrente elétrica; kelvin, para temperatura; candela, para intensidade luminosa; e mol, para quantidade de algo.
Essas mudanças podem não afetar nosso cotidiano, mas elas são de grande importância para pesquisas científicas que exigem um alto nível de precisão em seus cálculos.
O novo sistema entrará em vigor em maio de 2019,e irá colaborar que os pesquisadores realizem várias experiências para relacionar as unidades de medida com as constantes.