Pesquisar
Close this search box.

Clube da Melhor Idade da Prefeitura de Nova Odessa realiza atividades do Dia Mundial do Diabetes nesta 5ª-feira

A ação acontece por causa do Dia Mundial do Diabetes, que é lembrado no dia 14 de novembro, e tem participação livre e gratuita. O evento também contará com aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientação.

Por: Correio Nogueirense
08/11/2021

O Clube da Melhor Idade da Prefeitura de Nova Odessa realiza nesta quinta-feira, dia 11/11, às 8h, atividades de conscientização e uma oficina sobre alimentação natural na prevenção do diabetes e pelo incentivo às hortas caseiras. A ação acontece por causa do Dia Mundial do Diabetes, que é lembrado no dia 14 de novembro, e tem participação livre e gratuita. O evento também contará com aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientação.

A oficina, intitulada “Vivência de horta caseira”, será ministrada pela nutricionista Débora Silva Costa de Abreu dos Santos e pela enfermeira Sueli Raso. O tema foi escolhido porque uma das principais formas de prevenção do diabetes é a atividade física, o controle do peso corporal, do estresse e a alimentação saudável, rica em verduras, legumes, carnes magras e gorduras insaturadas.

“A proposta do Clube da Melhor idade é abordar essa temática com os idosos que frequentam a nossa instituição de uma forma mais dinâmica, onde, através do contato com a terra e as hortaliças, será realizado uma discussão sobre a importância da alimentação saudável”, explicou Cristiane Mareschi, coordenadora do Clube.

Ainda segundo ela, esse tipo de abordagem “contribui para despertar no idoso o desejo de mexer na terra, cultivar as plantas, estimular a criatividade, a memória visual e a jardinagem. Assim melhorando a atividade motora com efeito motivador e relaxante, auxiliando também na qualidade de vida e na saúde mental do idoso”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o diabetes afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes afirmou que, em 2019, mais de 13 milhões de pessoas viviam com a doença, sendo esse um número com potencial de crescimento.

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi uma data escolhida pela IDF (Federação Internacional de Diabetes) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para reforçar a conscientização a respeito da doença.

OUTRAS AÇÕES

Nessa semana, a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Saúde, realiza uma programação especial do Dia Mundial do Diabetes. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a prevenção e os riscos da doença. As atividades serão realizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, entres os dias 08 e 12 de novembro.

Cada uma das equipes das UBSs planejou suas próprias atividades. Por exemplo, no dia 11/11, profissionais da Farmácia Municipal capacitarão os servidores das UBSs sobre a forma de aplicação da insulina, que antes era ministrada com seringa, que agora está sendo trocada gradualmente por canetas.

No dia 12/11, uma sexta-feira, será realizada uma ação no Ambulatório de Especialidades Médicas. Serão montadas “estações” com vários profissionais que darão orientações sobre os cuidados, realização de teste de glicemia, verificação de PA (Pressão Arterial). Cada especialidade desenvolverá uma ação. A equipe de Nutrição, por exemplo, focará nos cuidados com a alimentação.

Os profissionais também vão gravar vídeos com orientações de todas as especialidades citadas, a serem exibidos duas vezes por semana nas redes sociais da Prefeitura de Nova Odessa.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado