A ideia de que colo de mais faz mal, deve ser esquecida. O toque, principalmente o dos pais, nos primeiros dias de vida, tem efeito de longa duração no cérebro do recém-nascido. Um estudo realizado com 125 bebe prematuros e nascidos no tempo certo, no National Children’s Hospital nos Estado Unidos.
A conclusão é, que aqueles que tiveram pouco contato pele a pele com os pais ou profissionais de saúde apresentam respostas neurais reduzidas ao toque. Ou seja, possuem pouca sensibilidade, o que prejudica a interação com as pessoas. No caso dos prematuros, a diferença é ainda mais perceptível.
Para esse fim, os pesquisadores testaram leves sopros de ar sobre a pele dos bebês, para estimular o toque, e medir a resposta cerebral deles com eletrodos.
Segundo os pesquisadores, quando o bebê entra em contato com o corpo da mãe ou do pai, há uma troca cognitiva. Isso traz à lembrança dos batimentos cardíacos da mãe, o que o deixa mais sereno. Crianças que recebem esse carinho desde o início da vida ficam menos irritados e têm um sono mais tranquilo.