Pesquisar
Close this search box.

Colunista do Correio Nogueirense faz palestra para advogados da OAB

Doutora Patrícia Teresani falou para advogados e estagiários da subseção, de Artur Nogueira, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sobre a importância da prevenção do Melanoma e como descobrir o câncer, já que estamos em um mês importante para as mulheres.

Por: Correio Nogueirense
23/10/2019

Na tarde desta terça-feira (22), aconteceu no Iguana Café e Bistrô, o 24ª encontro da Subseção de Artur Nogueira, onde foram convidadas todas as advogadas e estagiárias cadastradas na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a participarem de um delicioso café da tarde especial, no Iguana Café e Bistrô, com a Doutora Patrícia Teresani. Foi abordado o tema, Melanoma: Essa pinta eu não tinha.

Colunista do Correio Nogueirense, Patrícia Teresani falou sobre o tema abordado por ela e tentou passar confiança para aqueles que a estavam ouvindo. “Acho importante a escolha deste tema, pois as advogadas da OAB pediram para que esse tema fosse abordado. Achei super importante, já que é um assunto que precisa ser muito divulgado e se ter conhecimento, pois a prevenção é muito válida. Ela pode significar a cura de uma pessoa que seria condenada à morte. Como falei na história do nadador, uma fã mandou uma mensagem dizendo que ele deveria prestar atenção, já que surgiu uma pinta nele que não existia da última vez em que a fã o tinha visto. Depois ele veio a público e agradeceu-lhe por ter salvo sua vida. ”

A Dra. Patrícia deixou um recado para todas as mulheres, de como se proteger do Melanoma. “Proteja-se, tome sol conscientemente, isso significa você evitar os horários das 10h às 16h, usar protetor solar, usar outros métodos de proteção solar e se examinar. Da mesma forma que é importante fazer o exame da Mama, é importante fazer o exame da sua pele, não se esquecendo do couro cabeludo, palmas das mãos e planta dos pés.”

Dra. Alessandra Fadel Alves Silva foi uma das organizadoras do evento e contou um pouco mais de como é feito o evento todo ano no mês de outubro. “Todo ano a subseção, quando chega outubro rosa, gostamos de prestigiar os profissionais de Artur Nogueira. Convidamos a Dra. Patrícia (Teresani) para estar conosco neste ano, embora seja outubro rosa, ela nos mostrou na palestra que o Melanoma também é uma grande preocupação. Então, todos os anos realizamos este evento, para confraternizar, e mostrar aos advogados e estagiários que a prevenção sempre é a melhor forma para tudo. ”

Em nome da OAB, Dra. Alessandra Fadel deixou um recado para todas as mulheres que estiverem lendo a matéria. “Prevenir é um ato de amor. Então tenha esse amor consigo mesma, com seus familiares e com seus filhos. Esteja sempre com olho clínico, atento, porque a prevenção pode realmente salvar a sua vida ou do seu ente querido”.

Dra. Emanuela Pólvora Nogueira esteve presente no evento e falou sobre a palestra da Dra. Patrícia em cima do tema da prevenção, que a agradou bastante. “Achei demais, amo encontrar as meninas, penso que precisamos desta oportunidade, porque o nosso dia-a-dia é muito corrido e esses momentos não têm preço. É bom conhecer novas advogadas que estão começando. A palestra também me agregou bastante, eu não tinha tanto conhecimento sobre Melanoma e gostei muito. Todas as palestras, os encontros, os cafés, as reuniões aqui são muito agradáveis. Gostei bastante, achei bastante interessante a ideia, as características do Melanoma, que eu desconhecia, como formato, tamanhos e nunca imaginei que fosse assim. Por isso gostei bastante da palestra e de ter este conhecimento da Dra. Patrícia.”

Melanoma é um tipo de câncer que se desenvolve nos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele. Trata-se de uma lesão maligna potencialmente grave, que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central, com grande risco de produzir metástases e com altas taxas de mortalidade nos estágios mais avançados. Entre os principais fatores de risco para a doença destacam-se a pele clara, a exposição exagerada ao sol, história anterior de câncer de pele na própria pessoa ou em algum membro da família, nevos (pintas) displásicos congênitos.

Confira as fotos:

[justified_image_grid]

Comentários

Veja também