Dia de folga esperado ansiosamente por muitos, Corpus Christi é uma data religiosa cristã criada para celebrar o mistério da Eucaristia – o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A data não é considerada feriado nacional, mas é celebrada em muitas cidades do Brasil. Em Artur Nogueira, a programação para o dia 8 de junho conta com missa e procissão.
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “corpo de Cristo”. Esse significado se dá em referência à última ceia de Jesus com seus apóstolos, quando ele pediu que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, na tradição cristã, representam seu corpo e sangue. A celebração inclui missa, procissão e adoração a esse sacramento. O feriado sempre cai 60 dias após a Páscoa e, por isso, é celebrado em datas diferentes a cada ano.
É uma das festas mais importantes da Igreja Católica, depois do Natal e da Páscoa. Ela surgiu na Bélgica, no século 12, e foi se estendendo. É uma festa cultural, e em cada país é celebrada de uma forma. No Brasil, foi muito incrementada e as celebrações variam de acordo com as regiões.
Nesta quinta-feira (8), a Santa Missa da solenidade de Corpus Christi está marcada para às 15h e será celebrada pelo padre Edson Tagliaferro, no Ginásio Municipal Maurício Sia, a missa segue o padrão das celebrações litúrgicas, mas tem cantos e orações especiais para marcar a data. A procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja Nossa Senhora das Dores, inicia logo após o encerramento da missa.
Na edição deste ano, os fiéis são convidados a fazer um gesto concreto doando alimentos não perecíveis. Será possível doar os itens durante a Santa Missa.
Confira a programação:
Missa às 15h no Ginásio Maurício Sia, depois Procissão e Benção do Santíssimo em frente à Paróquia Nossa Senhora das Dores.