Pesquisar
Close this search box.

Com o projeto “Quebrando o Silêncio” aprovado, Artur Nogueira terá semana dedicada para mulheres, idosos e crianças

Responsável pelo projeto no Estado de São Paulo, Telma Brenha fala sobre a importância de poder atuar nas escolas municipais de Artur Nogueira.

Por: Correio Nogueirense
26/06/2019

Artur Nogueira conta com uma nova lei, a qual foi aprovada na noite da última segunda-feira (17) durante Sessão da Câmara Municipal. A nova lei tem o objetivo de proteger crianças, mulheres e idosos. Para tanto, o Projeto de Lei 026/2019, dispõe sobre a criação da campanha da semana do “Quebrando o Silêncio” no município nogueirense. O autor do projeto é o vereador Rodrigo de Faveri (PTB).

Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.
A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas.

Responsável pelo projeto no Estado de São Paulo, Telma Brenha falou com o Correio Nogueirense após o projeto ser aprovado para o município de Artur Nogueira. “É muito importante essa lei para o município, ela vai dar uma abrangência maior para o nosso projeto, dará mais visibilidade, vamos poder atuar de uma forma mais precisa e podemos ajudar melhor a comunidade”.


Perguntada sobre como irá funcionar o projeto, a organizadora explicou como será feito a semana. “Todos os anos temos essa campanha, desenvolvemos durante o ano e ela possui uma data específica para que seja uma grande campanha, essa data é no quarto final de semana de agosto. Agora vamos desenvolver a campanha e teremos o apoio do município para que possamos conseguir realizar o evento durante a semana toda, teremos um canal mais aberto para atuarmos nas escolas municipais e teremos uma facilidade maior para promover o nosso projeto”.

Para finalizar, Telma explica mais um pouco de como o projeto serve para ajudar as pessoas. “O objetivo é conscientizar, educar a comunidade, as famílias para que esses assuntos que nós tratamos, são assuntos que as pessoas não falam, que a mídia não fala e o objetivo é quebrar o silêncio. Queremos que cada vez mais as pessoas falem sobre os problemas, informar de como essas pessoas podem recorrer, esse é o nosso projeto, ajudar as vítimas, educar e conscientizar. Nós vamos orientar as pessoas para que ela procurem um profissional correto no município, em uma instituição que está aberta para apoiar e agora estamos tendo a sorte de possuir alguns profissionais que estão nos ajudando gratuitamente aqui em Artur Nogueira”.

Todos os dias a mídia apresenta um quadro de violência assustador. Crianças, mulheres e idosos são as principais vítimas, Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência responde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo. Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e até 47% declaram que sua primeira relação sexual foi forçada. Por isso, o projeto tem como objetivo prevenir e combater a violência contra crianças, mulheres e idosos, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo de violência. A violência doméstica é nutrida pela ignorância. Assim, para combater esse mal é preciso trazê-lo a público, examiná-lo e dar a solução necessária. Os cidadãos, em geral, devem se tornar parte dessa solução e o primeiro passo é a prevenção, procurando alcançar todas as faixas etárias.

A Campanha Quebrando o Silêncio tem como objetivos:

  • Conscientizar a população em geral, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a importância de pôr um basta à violência, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso.
  • Orientar as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimento quanto a seus direitos e alertando quanto à necessidade de quebrar o silêncio e buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário.
  • Promover a paz para um mundo melhor por meio da distribuição de panfletos, revistas e palestras, formando um padrão cultural de que a violência na família é inaceitável.
  • Resgatar os valores cristãos do amor e respeito ao próximo, fortalecendo as famílias, que é facilitadora da interiorização de valores.
  • Coibir abusadores.

O projeto também aborda alguns temas muito importantes:

  • Dizendo Não à violência
  • Eu quero Paz
  • Família, cuide, ame e proteja
  • Lições de Vida – Idosos
  • O amor é … Dicas
  • Paz para um mundo melhor
  • Quando o inesperado acontece
  • Seu filho e os perigos da internet
  • Bullying
  • Gente importante – Inclusão Social
  • Seu filho e os perigos da internet
  • Traumas da Violência, caminhos da superação

Comentários

Veja também