Um estudo feito recentemente na Universidade George Washington, nos Estados Unidos, apontou que pessoas com hábito de comer em redes de fast food estão expostas a níveis mais altos de ftalatos. Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, bastante utilizados para deixar o plástico mais maleável.
Essa substância consumida em excesso, alta o funcionamento dos hormônios do corpo e têm sido associada à problemas de saúde, como defeitos congênitos, distúrbios reprodutivos, desenvolvimento cerebral prejudicado e câncer.
Para a pesquisa, foram analisados 10.253 participantes. Nessa pesquisa, os voluntários responderam o que costumam comer e a origem das suas refeições nas últimas 24 horas. Após isso, os pesquisadores analisaram as ligações entre o que as pessoas comiam e os níveis de produtos de decomposição de ftalatos encontrados por meio de um exame de urina.
Os resultados revelaram que aqueles que tinham o costume de comer fora de casa, tinham os níveis de ftalatos mais elevados do que as pessoas que possuíam uma alimentação caseira.
Ainda segundo a pesquisa, foi mostrado que essa substância tem sido associadas a uma série de problemas graves de saúde.