Pesquisar
Close this search box.

Comércios de Indaiatuba estão autorizados a funcionar por oito horas diárias

Comerciantes poderão optar pela jornada interrupta ou fracionada, das 6h às 22h.

Por: Correio Nogueirense
21/08/2020
Foto: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba promoveu na noite de quinta-feira (20) uma live para anunciar que os comércios e serviços autorizados na fase amarela – Fase 3 do Plano São Paulo poderão funcionar por oito horas diárias. A decisão segue o Decreto do Governo do Estado que autoriza a ampliação do horário desses estabelecimentos de seis para oito horas, em cidades que estão nesta fase do Plano. A mudança já vale a partir desta sexta-feira (21), conforme Portaria nº 799, publicada na Imprensa Oficial do Município. Comandaram a live as secretárias de Saúde, Graziela Garcia, e de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, e o secretário de Negócios Jurídicos, Wanderley José Boni. A transmissão foi realizada no novo perfil da Prefeitura no Facebook – facebook.com/prefeituradeindaiatubacorona.

Além da ampliação de duas horas diárias, os comerciantes poderão optar pela jornada de trabalho interrupta ou fracionada, das 6h às 22h. Também a partir de hoje, está permitida a venda de ingressos em bilheterias para eventos culturais, sociais e de negócios, desde que respeitados os demais protocolos sanitários e de distanciamento. Até então, apenas era permitida a venda antecipada de ingressos. Lembrando que foi mantida a necessidade de venda com assentos demarcados e a ocupação do espaço deve ser limitada a 40% da capacidade.

Além dos serviços essenciais, em Indaiatuba estão autorizados a funcionar as indústrias não essenciais, construção civil, comércios em geral, atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes e similares, área de alimentação de shoppings, salão de beleza e academias. Atividades culturais com público sentado também podem funcionar. Importante ressaltar que a ocupação dos ambientes não poderá ultrapassar 40% da capacidade total e, no caso das academias, 30%. Teatros, cinemas, espaços públicos e eventos que geram aglomerações, inclusive esportivos, ainda não estão autorizados na fase atual de classificação do município.

Com a ampliação do horário de funcionamento, todos os proprietários de estabelecimentos autorizados devem atualizar o cadastramento no site da Prefeitura de Indaiatuba através do link www.indaiatuba.sp.gov.br/retomadaconsciente/ informando o novo horário adotado, declarando ciência das normas aplicáveis e assumindo responsabilidade pelo seu efetivo cumprimento. Deverão, ainda, afixar em local visível na entrada do estabelecimento, o horário de funcionamento presencial. Os horários de funcionamento dos shoppings da cidade serão os seguintes: Parque Mall: 10h às 18h, Shopping Jaraguá e Polo Shopping, das 12h às 20h.

O Estado de São Paulo ainda não tem nenhuma região classificada na fase verde, que somente será conquistada após 28 dias consecutivos na amarela. Indaiatuba está na fase amarela há 15 dias.

A Administração Municipal orienta a população que, apesar da flexibilização no comércio, o País ainda está em quarentena devido à pandemia de Covid-19 e todos os protocolos sanitários devem ser tomados no sentido de evitar a propagação da doença.

Pessoas consideradas grupo de risco, tais como os maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas, devem permanecer em isolamento social, desempenhando apenas atividades essenciais, ainda que outros setores tenham retomado o atendimento presencial ao público. O uso de máscara é obrigatório em todo o Estado de São Paulo.

Conforme a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, Indaiatuba soma 25.653 notificações; 5.433 casos confirmados, sendo que 150 evoluíram a óbito e 5.239 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar. Atualmente 44 confirmados estão internados e outros 494 suspeitos aguardam os resultados dos exames. Há um óbito suspeito em investigação. Há ainda 32 pessoas internadas em leito clínico e 29 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 58% para o Haoc e 29% para o Hospital Santa Ignês, referente aos leitos de UTI, a ocupação é de 87% no Haoc e 67% no Hospital Santa Ignês.

Para a publicação de informações exclusivas referente ao enfrentamento do novo Coronavírus em Indaiatuba, a Administração Municipal disponibilizou um novo perfil no Facebook – facebook.com/prefeituradeindaiatubacorona e no Instagram – @prefeituradeindaiatubacorona. Os boletins também estão disponíveis no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br .

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado