A Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, esteve reunida na última sexta-feira (28), em Artur Nogueira, para definir os cargos de presidência, vice e secretário. O grupo é responsável pelo acompanhamento, discussão e elaboração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no município.
A secretária de Meio Ambiente, Tamiris Artuzi, presidiu a eleição e, após a votação dos membros presentes e a contagem dos votos, a chapa única apresentada sagrou-se vencedora.
O Colégio Diretivo ficou constituído da seguinte maneira:
-Presidente: Jurandir Silvério (representante do Poder Público);
-Vice-presidente: Bruna Barreiro (representante da Sociedade Civil/Industria Local e Regional);
-Secretário: Nivaldo de Jesus Lima (representante da Sociedade Civil e do Conselho Municipal de Meio Ambiente).
A Lei que adota a Agenda 2030 no município foi sancionada pelo prefeito Lucas Sia (PSD), estabelecendo o compromisso da gestão em mobilizar e articular atores-chave de organizações públicas, privadas e da sociedade civil para ajudar o Brasil a alcançar os 17 objetivos e 169 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.
O chefe do Executivo Municipal destaca que a adesão de Artur Nogueira demonstra o compromisso da cidade com a execução de políticas públicas inovadoras e sustentáveis, construídas a partir de um diálogo com a sociedade civil, visando a diminuição da desigualdade social e a transformação da realidade local.
COMISSÃO E AGENDA 2030
Desde que a Agenda 2030 foi adotada, a comissão vem liderando palestras com a participação de autoridades locais, regionais e nacionais, palestrantes especializados no tema, servidores e colaboradores públicos e a sociedade civil, além da realização das reuniões ordinárias para dar andamento as atividades da comissão.
Em Artur Nogueira, compõem a Comissão representantes das secretarias de Meio Ambiente; Assistência e Desenvolvimento Social; Planejamento; Educação; Esportes; Agricultura; Segurança, Defesa Civil e Trânsito; Obras e Serviços; Saúde; Fundo Social de Solidariedade; Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean); além de vereadores; representantes do Conselho Municipal de Meio ambiente; e Comissão de Direitos Humanos da subseção da OAB/Artur Nogueira.