O Concurso da Corte da Folia 2026 será realizado neste sábado (24), às 19h30, no Teatro “O Fingidor”, em Artur Nogueira. O evento definirá a Rainha, a 1ª e 2ª Princesas e o Rei Momo, marcando oficialmente o início da programação do Carnartur – maior Carnaval de rua da região.
A entrada será solidária. Para acompanhar a escolha da corte, o público deverá trocar um litro de leite por uma pulseira, que poder ser retirada no Centro Cultural Tom Jobim. Todo o leite arrecadado será destinado à Promoção Social do município.
Promovido pela Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura, o concurso conta com a coordenação do renomado produtor de eventos Paulo Munhoz.
Nesta edição, participam da disputa oito candidatas ao título de Rainha e quatro candidatos ao posto de Rei Momo. Os nomes dos concorrentes foram divulgados previamente no perfil oficial da Prefeitura no Instagram (@prefarturnogueira).
Durante o evento, os candidatos farão apresentações coletivas, com coreografias assinadas pela coreógrafa Cíntia Silva, além de performances individuais, que serão avaliadas pelo corpo de jurados.
A programação também contará com a participação especial do quase centenário Bloco da Vaca, que levará ao palco uma prévia do clima do Carnartur 2026.
Para o prefeito Lucas Sia (PL), o concurso vai além da escolha da realeza carnavalesca. “O Concurso da Corte da Folia é um dos momentos mais simbólicos do nosso calendário cultural. Ele marca o início da preparação para o Carnaval e valoriza a alegria, o talento e o envolvimento da nossa população”, destacou.
Na edição de 2025, a Corte foi formada por Michele Carolina de Jesus Souza (Rainha), Miller Vieira Fernandes (Rei Momo), Cissa Martins (1ª Princesa) e Val Godoy (2ª Princesa).
COMPROMISSOS DA REALEZA
A escolha da Rainha, 1ª e 2ª Princesas e do Rei Momo 2026 será definida pela pontuação do júri. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e presentes do comércio local.
Além de abrir oficialmente o Carnaval de Artur Nogueira, a Corte eleita será o rosto da campanha Folia Consciente, da Secretaria de Comunicação, e cumprirá agenda especial nos polos carnavalescos e em eventos culturais até a transferência das faixas em 2027.


