A síndrome de Asperger, divide com o autismo suas características mais representativas, como a dificuldade de comunicação social e a falta de flexibilidade de pensamento e comportamento. As pessoas que possuem esse transtorno, tem a capacidade intelectual dentro da média e, em alguns casos, é até mesmo superior à do restante da população.
Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas. As
pessoas com síndrome de Asperger veem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente do restante das pessoas.
Essa condição é muito mais comum do que a maioria das pessoas pensam. Segundo dados dos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos, cerca de 1% da população mundial tem algum tipo de TEA. E de acordo com a revista especializada Jama Pediatrics, mais de 3,5 milhões de norte-americanos têm autismo, enquanto no Reino Unido 604.000 pessoas são classificadas dentro desse espectro.
Segundo pesquisas, estima-se que o Brasil tenha hoje cerca de 2 milhões de autistas. Aproximadamente 407 mil pessoas somente no estado de São Paulo. As pessoas com síndrome de Asperger vêm de todas as nacionalidades e contextos culturais, religiosos e sociais, embora pareça afetar mais homens do que mulheres.
Se você tem, ou conhece alguém que tenha algum tipo de TEA, saiba que esse é um quadro para o resto da vida, pois esse é um tipo de condição que não tem cura. Exige adaptação e apoio da família.