Reuters – A contra-ofensiva da Ucrânia contra a Rússia está longe de ser um fracasso, mas a luta pela frente será longa e sangrenta, disse o principal general dos Estados Unidos nesta terça-feira, mesmo com baixas em ambos os lados e as linhas de frente movido apenas de forma incremental.
Os Estados Unidos e outros aliados passaram meses construindo para a Ucrânia uma “montanha de aço” de armamento e treinando forças ucranianas em técnicas de armas combinadas para ajudar Kiev a perfurar as formidáveis defesas russas durante sua contra-ofensiva.
Questionado se a contra-ofensiva foi um fracasso, pelo menos até agora, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto, disse: “Está longe de ser um fracasso. Acho que é muito cedo para fazer esse tipo de decisão.
Falando após outra rodada de negociações sobre armas para a Ucrânia em sua luta contra a invasão da Rússia, que já dura quase 17 meses, Milley disse que a contra-ofensiva ucraniana será lenta.
“Acho que ainda há muita luta pela frente e vou continuar com o que dissemos antes: isso vai ser longo. Vai ser difícil. Vai ser sangrento”, disse Milley aos repórteres.
Desde que a Ucrânia iniciou sua contra-ofensiva no mês passado, Kiev recapturou algumas aldeias no sul e o território ao redor da cidade arruinada de Bakhmut, no leste, mas ainda não tentou um grande avanço nas linhas russas fortemente defendidas.
Kiev diz que está avançando devagar deliberadamente para evitar muitas baixas em linhas defensivas fortificadas repletas de minas terrestres, e está focada por enquanto em degradar a logística e o comando da Rússia. Moscou diz que a contra-ofensiva ucraniana falhou.
Seis semanas desde que a Ucrânia lançou uma contra-ofensiva no leste e no sul, a Rússia está montando uma ofensiva terrestre própria no nordeste.
A Rússia também passou meses cavando posições defensivas, cercando-as com minas terrestres e construindo fortificações fortemente armadas que tornaram lentos e sangrentos os avanços ucranianos no leste e no sul.
Milley disse que vários jogos de guerra previram certos níveis de avanços ucranianos, mas o conflito no papel é diferente da realidade de enfrentar complexos campos minados, arame farpado e trincheiras russas.
“A verdadeira guerra é imprevisível. Está cheia de medo, névoa e atrito”, disse Milley.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças avançaram 2 km (1,2 milhas) nas proximidades de Kupiansk, um centro ferroviário da linha de frente recapturado pela Ucrânia em uma ofensiva no ano passado. Kiev reconheceu uma situação “complicada” na área. A Reuters não pôde verificar a situação de forma independente.
Milley disse que o grupo também discutiu o aumento da produção de munição em “níveis nacionais e multinacionais” por meio da União Européia e os planos para treinar e fornecer capacidade de caça F-16 à Ucrânia.
Oleksiy Reznikov, ministro da Defesa da Ucrânia, disse após as negociações de terça-feira que “o fornecimento de armas e equipamentos urgentemente necessários” é uma prioridade para a Ucrânia.
“Foco: defesa aérea, munição e blindagem”, disse Reznikov no Twitter.