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Copa do Catar: Fifa anuncia proibição de venda de cerveja nos estádios

Consumo de álcool em público é proibido no país mulçumano.

Por: Correio Nogueirense
18/11/2022

(Reuters) – Cerveja alcoólica não será vendida nos estádios da Copa do Mundo do Catar, disse a Fifa nesta sexta-feira, uma reversão de última hora que levantou dúvidas entre alguns torcedores sobre a capacidade do país-sede de cumprir as promessas aos torcedores.

O anúncio ocorre dois dias antes do início da Copa do Mundo, no domingo, a primeira a ser realizada em um país muçulmano conservador com rígidos controles sobre o álcool, cujo consumo é proibido em público.

“Após discussões entre as autoridades do país anfitrião e a FIFA, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas no FIFA Fan Festival, em outros destinos de torcedores e locais licenciados, removendo os pontos de venda de cerveja dos perímetros do estádio da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar”, disse. um porta-voz da Fifa disse em um comunicado.

A Associação de Torcedores de Futebol da Inglaterra disse que a decisão levanta preocupações sobre a capacidade do Catar de cumprir suas promessas aos torcedores visitantes sobre “acomodação, transporte ou questões culturais”.

Durante anos, os organizadores do torneio do Catar disseram que o álcool seria amplamente acessível aos torcedores do torneio.

“Alguns torcedores gostam de uma cerveja no jogo, outros não, mas o verdadeiro problema é a reviravolta de última hora que fala de um problema mais amplo – a total falta de comunicação e clareza do comitê organizador em relação aos torcedores, “, disse a associação em um comunicado no Twitter.

O Catar, o menor país a sediar uma Copa do Mundo, está se preparando para a chegada esperada de 1,2 milhão de torcedores durante o torneio de um mês, mais de um terço dos 3 milhões de habitantes do estado do Golfo Árabe.

A Budweiser, uma importante patrocinadora da Copa do Mundo, de propriedade da fabricante de cerveja AB InBev, venderia exclusivamente cerveja alcoólica dentro do perímetro de ingressos em torno de cada um dos oito estádios, três horas antes e uma hora depois de cada jogo.

“Algumas das ativações planejadas do estádio não podem prosseguir devido a circunstâncias fora do nosso controle”, disse a AB InBev em comunicado.

Alguém na empresa havia resumido a situação de maneira mais contundente. “Bem, isso é estranho…”, dizia um post na conta oficial da Budweiser no Twitter.

A Budweiser é patrocinadora da Copa do Mundo desde 1985, um ano antes do evento ser realizado no México. Para 2022, lançou sua maior campanha de todos os tempos, com atividades para Budweiser e outras marcas em mais de 70 mercados e em 1,2 milhão de bares, restaurantes e pontos de venda.

A Copa do Mundo normalmente impulsiona o consumo de cerveja e a fabricante belga de marcas como Stella Artois e Corona claramente quer lucrar com os milhões de dólares que paga para ser patrocinadora.

No entanto, disse que esses lucros virão menos do consumo no local do evento, mas dos torcedores assistindo pela televisão.

“Os organizadores do torneio agradecem a compreensão e o apoio contínuo da AB InBev ao nosso compromisso conjunto de atender a todos durante a Copa do Mundo da FIFA”, disse o comunicado.

NEGOCIAÇÕES DE LONGO PRAZO

A reversão do estádio ocorre após negociações de longo prazo entre o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a Budweiser e executivos do Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC) do Catar, que está organizando a Copa do Mundo, disse uma fonte com conhecimento das negociações à Reuters sob a condição de anonimato.

O SC não respondeu ao pedido de comentário da Reuters e a FIFA não confirmou o envolvimento de Infantino.

“Um número maior de fãs está participando de todo o Oriente Médio e Sul da Ásia, onde o álcool não desempenha um papel tão importante na cultura”, disse a fonte.

“O pensamento era que, para muitos torcedores, a presença do álcool não criaria uma experiência agradável.”

O álcool continuará fluindo livremente dentro das suítes VIP do estádio, que o site da FIFA anuncia como oferecendo uma seleção de cervejas, champanhe, vinhos selecionados pelo sommelier e destilados premium.

A Budweiser venderá sua cerveja sem álcool em todo o recinto do estádio por US$ 8,25 por meio litro, disse o comunicado.

Desde que o Catar conquistou os direitos de hospedagem em 2010, surgiram dúvidas sobre o papel que o álcool desempenharia na Copa do Mundo deste ano. Embora não seja um estado “árido” como a vizinha Arábia Saudita, consumir álcool em locais públicos é ilegal no Catar.

Os visitantes não podem trazer álcool para o Catar, nem mesmo da seção duty free do aeroporto, e a maioria não pode comprar álcool na única loja de bebidas do país. O álcool é vendido em bares de alguns hotéis, onde a cerveja custa cerca de US$ 15 o meio litro.

A Budweiser ainda venderá cerveja alcoólica no principal FIFA Fan Fest no centro de Doha, disse a fonte, onde é oferecida por cerca de US$ 14 o meio litro. O álcool também será vendido em algumas outras fan zones, enquanto outras são sem álcool.

“Os torcedores podem decidir para onde querem ir sem se sentirem desconfortáveis. Nos estádios, esse não era o caso anteriormente”, disse a fonte.

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