Pesquisar
Close this search box.

Coreia do Norte critica nova estratégia de segurança do Japão e alerta sobre medidas militares

Por: Correio Nogueirense
20/12/2022
Foto: KCNA via REUTERS

Reuters – A Coreia do Norte denunciou nesta terça-feira a nova estratégia de segurança do Japão como uma mudança fundamental no ambiente de segurança regional e alertou que mostrará o quão “errada” e “perigosa” é a escolha do Japão com ações não especificadas, informou a agência de notícias oficial KCNA.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte fez as observações em um comunicado divulgado pela KCNA, dias depois que o Japão revelou seu maior reforço militar desde a Segunda Guerra Mundial, enquanto a tensão regional e a invasão russa à Ucrânia alimentam temores de guerra.

“O Japão está trazendo uma grave crise de segurança na Península Coreana e na região do Leste Asiático ao adotar uma nova estratégia de segurança que reconhece efetivamente suas capacidades de ataque preventivo contra outros países”, disse o funcionário no comunicado.

O ambiente de segurança na região “mudou fundamentalmente” devido à nova política do Japão, disse o funcionário, denunciando a medida como uma violação da Carta da ONU e um “sério desafio” à paz internacional.

“Deixamos claro mais uma vez que temos o direito de tomar medidas militares ousadas e decisivas para proteger nossos direitos fundamentais… em resposta ao complicado ambiente de segurança regional”, disse o funcionário.

“O Japão logo aprenderá com um estremecimento que fez uma escolha claramente errada e muito perigosa.”

O abrangente plano de cinco anos de Tóquio, antes impensável no Japão pacifista, tornará o país o terceiro maior gastador militar do mundo, depois dos Estados Unidos e da China, com base nos orçamentos atuais.

Comentários

Veja também